inovabra amplia presença internacional em parceria com ALAS

Compartilhar

O inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, firmou uma parceria com a ALAS (Latin American Startups Alliance), rede que reúne mais de 500 membros delegados atuantes em 24 países, para atrair à sua comunidade startups estrangeiras que pretendem iniciar suas operações no Brasil. O acordo, oficializado em agosto, visa trazer dezenas de empresas latino-americanas ao ecossistema já no primeiro ano e abre caminho também para que as brasileiras expandam operações na região. 

Além da atração de novos negócios, a ALAS passa a ter presença física no inovabra para promover ativações, como eventos e conexões com os membros do ecossistema, enquanto oferece consultoria e suporte estratégico para startups interessadas em internacionalização. A iniciativa cria ainda um caminho estruturado de relacionamento com empreendedores, investidores, universidades, governos e corporações de outros países, em um fluxo de oportunidades mútuas. 

“O nosso objetivo é criar pontes para que startups latino-americanas possam iniciar operações no Brasil por meio do inovabra, e o mesmo caminho estará disponível para startups do ecossistema que desejam expandir seus negócios na América Latina. Parte do nosso compromisso é conectar e integrar toda região LATAM proporcionando acesso a oportunidades de negócios para as nossas startups”, afirma Junior Rodrigues, presidente da ALAS. 

Atualmente, o inovabra conecta mais de 1.500 startups e 50 corporações em sua rede de inovação, com presença em diversas regiões do Brasil e do mundo. Com a colaboração com a ALAS, o ecossistema escala esse movimento e potencializa o processo de internacionalização, criando pontes para novos negócios e fortalecendo ainda mais a compreensão sobre comunidades e mercados estrangeiros. 

“O inovabra é o espaço ideal para startups e corporações explorarem novos caminhos. Essa colaboração estratégica não só fortalece a nossa comunidade, mas também conecta empreendedores de diferentes portes e segmentos a mercados internacionais e transforma o potencial de inovação colaborativa em resultados concretos”, comenta Renata Petrovic, head do inovabra. 

Como parte da parceria, a ALAS também oferecerá um programa de dois meses voltado à geração de negócios, captação de clientes e participação em eventos, que será aplicado dentro do ecossistema até o final do ano, oferecendo às startups oportunidades de networking, aprendizado e conexão com novos mercados. 

A presença da ALAS no inovabra consolida São Paulo como sede da aliança e representa a primeira iniciativa formal do ecossistema de inovação do Bradesco voltada a startups estrangeiras. O movimento já prevê expansão das atividades para 2026.