Inova Silver: um evento que conecta especialistas, investidores e startups para impulsionar a economia da longevidade no Brasil

Compartilhar
Cristián Sepúlveda Lazzaro e Marcos Eduardo Ferreira sócios fundadores da Silver Hub
Foto: Mauro Stanichesk

A economia da longevidade é um dos mercados mais dinâmicos do mundo, gerando 45 trilhões de dólares por ano mundialmente segundo o Economist. Nesse contexto, a Silver Hub, uma aceleradora de startups especializada em soluções digitais para o público 50+, realiza o Inova Silver, um evento que conecta renomados especialistas, palestrantes nacionais e internacionais, investidores, empresas e gestores de startups que atuam nesse setor.
 

O evento conta com o apoio do programa “Pensar en Grande” desenvolvido pelo BID LAB, o laboratório de inovação do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Endeavor Uruguai, que incentiva o desenvolvimento da economia prateada na América Latina. O encontro será realizado no dia 30 de agosto (quarta-feira), na sede da Câmara Comércio Brasil-Canadá, de forma presencial e posteriormente serão disponibilizados vídeos das palestras nas redes sociais da Silver Hub e dos demais apoiadores. O conteúdo será utilizado como forma de educar o público e divulgar temas sobre a longevidade, em diversas mídias e formatos.
 

O Inova Silver será um momento único para compartilhar vivências e conhecer inovações voltadas para a área de longevidade, além de se conectar com instituições que estão à frente do movimento no Brasil. O evento propõe debater soluções inovadoras, nacionais e internacionais para esse mercado, com alto potencial de expansão. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá é parceira do evento, que conta também com o patrocínio da MAPFRE, WTW, Evolua Etanol e 50+ Saúde.
 

Já confirmaram a presença no Inova Silver: ​​Raphael Bauer de Lima, Diretor Geral Comercial MAPFRE Brasil; Elcio Monteiro, Diretor Sistemas Região Internacional & Líder Brasil do ERG Gerações da Sanofi Medley Farmacêutica; Gustavo Cavenaghi, Head of Investments @ Kortex Ventures, Sofía Scarone, Coordenadora do programa PENSAR EN GRANDE, iniciativa da Endeavor Uruguai, BID Lab e Xeniors; Head of Investments da Kortex Ventures; Guilherme Rabello Head de Inovação InovaIncor; Michael Chrostowski, Senior Manager, Business Development and Industry Relations da AGE-WELL; Luis Paulo Souza, Vice-presidente da Osana; Mórris Litvak, CEO da Maturi, uma plataforma para profissionais maduros; Cléa Klouri, fundadora do Data8; Marcia Monteiro, jornalista e fundadora da Geração Ilimitada®️; Ricardo Mucci, fundador do Senior Bank; Fran Winandy, palestrante e autora do livro “Etarismo, um novo nome para um velho preconceito”; Marilia Duque, pesquisadora de longevidade e autora do livro “Envelhecer com Smartphones no Brasil Urbano”, Andréa Milan, HR Sênior Executive e Associate Partner da Silver Hub; entre outros. Além da presença das principais startups da longevidade do país.
 

“A nossa iniciativa visa fomentar relacionamento entre os principais agentes da inovação voltada para o público sênior, aprender com as lições de renomados especialistas e palestrantes nacionais e internacionais, e, sobretudo, apresentar soluções disruptivas para esse mercado”, diz o CEO da Silver Hub, Cristián Sepúlveda.
 

Para Marcos Ferreira, cofundador e presidente do conselho consultivo da Silver Hub, o objetivo do encontro é ajudar a desenvolver um mercado que ainda é incipiente no Brasil, de produtos e soluções inovadoras focadas nos 50+, além da necessidade de gerar consciência na participação dos seniores na sociedade e nas empresas.
 

Longevidade 

O Brasil enfrenta um cenário de envelhecimento populacional acelerado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas com 60 anos ou mais saltará de 15% em 2020 para 30% em 2050. Isso significa que o Brasil terá cerca de 70 milhões de idosos, o dobro do que tem hoje.
 

Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil será o sexto país mais idoso do mundo em três décadas. Esse nicho tem uma renda 20% maior do que a média das outras faixas. Por isso, é fundamental estimular o empreendedorismo e a inovação voltados para as necessidades e oportunidades desse público, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
 

Esses idosos não são apenas mais numerosos, mas também mais ativos e produtivos. 9 em cada 10 idosos contribuem ativamente para o sustento financeiro da casa, segundo o SPC Brasil/2022. Os aposentados que continuam trabalhando (70,7%) têm uma visão positiva sobre a sua condição. Dentre eles, 38,8% afirmam que trabalhar lhes proporciona satisfação pessoal, e 19,7% declaram que se sentem orgulhosos.

Nos Estados Unidos os consumidores com mais de 50 anos gastam US$ 90 bilhões por ano em carros e os adultos com mais de 55 anos compram mais carros novos do que outras faixas etárias. Os adultos mais velhos dominam 119 das 123 categorias de bens de consumo embalados. Aqueles com mais de 50 anos gastam mais per capita em supermercados do que qualquer outra faixa etária, compram metade de todas as bebidas alcoólicas e consomem 80% das viagens de luxo, segundo pesquisa da Nielsen.
 

No Brasil, Já a pesquisa da Qualibest e Favela Diz da Almapbbdo aponta que marcas precisam se conectar melhor com o público sênior, pois elas têm dificuldade em se identificar com as ofertas atuais. De acordo com a pesquisa, 64% das classes ABC e 77% da C e D não citaram nenhuma marca que as represente.
 

Isso mostra que as marcas estão perdendo a oportunidade de se relacionar com um público cada dia mais numeroso. “As pessoas 50+ têm a coragem de se reinventar, o desejo de deixar um legado, a simplicidade, o respeito ao tempo, a experiência e o autoconhecimento. Esses são valores que podem inspirar as marcas a criar comunicações mais autênticas, relevantes e humanas”, diz Cristián Sepúlveda.
 

Na avaliação de Marcos Eduardo Ferreira, os dados revelam que os idosos são um segmento social relevante e dinâmico, que demanda atenção. “Eles possuem uma renda familiar média superior à das famílias brasileiras em geral, e são fundamentais para o sustento de seus parentes”. No entanto, conclui Ferreira, eles se sentem excluídos e invisíveis pela comunicação do mercado brasileiro, que não os representa nem se relaciona com eles. “É preciso mudar essa realidade e valorizar os mais velhos como consumidores e cidadãos”.
 

Silver Hub 

Nesse cenário, a Silver Hub é uma referência em negócios e estudos de tendências para o mercado da longevidade. O Hub acelera startups com base tecnológica que têm potencial de escalabilidade, facilita a entrada de negócios da América Latina no Brasil, promove a inclusão social e a diversidade etária, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável.
 

Com mais de 15 associados, a Silver Hub conta com uma equipe multidisciplinar de empresários, executivos e profissionais liberais, que agregam valor aos projetos com sua experiência e rede de contatos.
 

À frente da aceleradora estão Cristián Sepúlveda, CEO e cofundador da Silver Hub, e Marcos Eduardo Ferreira, cofundador e presidente do conselho consultivo, além de investidor e mentor. Cristián é um executivo chileno que mora no Brasil há mais de uma década, com ampla trajetória no setor de serviços, telecomunicações e startups, tendo trabalhado como diretor executivo na Atento e na Telefónica, em diversos países da América Latina. Formado em Administração, MBA em Finanças pela PUC Chile, MBA em Venture Capital e Startups pela FGV e especialização em Longevidade pela FGV, ele é investidor e fundador de startups de tecnologia. Marcos é ex-CEO da Mapfre Seguros, conselheiro e investidor. Com mais de 30 anos de experiência internacional, é formado em economia e contabilidade e tem especialização pela IESE Business School, além de especialista no mercado da longevidade pela FGV.

Inova Silver

Data: 30 de agosto de 2023 (evento para convidados)

Horário: das 9h às 13h30

Local: Câmara Comércio Canada-Brasil

Rua do Rocio, 220 – 5 andar

Vila Olímpia, São Paulo – SP

Registre-se aqui para acompanhar as palestras de forma virtual