Indústria nacional reage em maio em projetos de lançamentos

Compartilhar

Maio é um mês de recuperação da indústria no que se refere à intenção de lançar produtos. O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial aponta crescimento de 4,1% no comparativo livre de efeitos sazonais em maio comparado a abril deste ano, de acordo com apuração da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Considerando o período dos últimos 12 meses, o índice acumula crescimento de 6,6%.

O gráfico abaixo mostra o desempenho do setor industrial quando formaliza pedidos de códigos barras à associação. A linha laranja faz uma comparação do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial com o PIM-Produção Industrial Mensal das indústrias de transformação, divulgado pelo IBGE.

“Em maio, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou um importante crescimento no comparativo mensal livre de efeitos sazonais, depois de três recuos nos primeiros cinco meses deste ano”, enfatiza Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Já a redução na comparação anual do indicador ocorreu devido a um lançamento excepcionalmente intenso de produtos no mesmo período do ano passado. A GS1 Brasil tem acompanhado de perto as movimentações do mercado e busca informar e apoiar seus associados e a comunidade brasileira de negócios em suas jornadas de inovação e transformação digital”, completa Vaamonde.

Índice por região do País

Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – O dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

○      Todo 1º dia útil do mês

○      Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado

○      Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística

○      Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas

○      Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33

○      Número Índice (Base: média de 2012 = 100)