O último levantamento do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, apurado pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, revelou retração de 11,4% na atividade industrial em dezembro de 2024, na comparação dessazonalizada com o mês anterior. Em relação a dezembro de 2023, o índice registrou queda de 7,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 4,8%, refletindo o desempenho geral do setor ao longo do ano.

Para Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, os números ilustram as dificuldades enfrentadas pela indústria de transformação em 2024. “O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial captou os desafios significativos no lançamento de produtos ao longo do ano. O desempenho de dezembro reforça esse cenário, apresentando retração tanto em comparação com novembro quanto com o mesmo período de 2023 e no acumulado anual”, destaca.
Apesar das adversidades, Virginia também ressaltou momentos de resiliência e inovação do setor. “O terceiro trimestre de 2024 foi um marco positivo, impulsionado pelo setor de alimentos, que alcançou o melhor desempenho da série histórica nesse período. Isso demonstra a capacidade da indústria brasileira de se reinventar, mesmo em um ambiente desafiador.”
Vaamonde reforça o compromisso da GS1 Brasil em apoiar o setor. “Seguimos confiantes no potencial inovador da indústria brasileira e, em 2025, continuaremos fornecendo indicadores relevantes para auxiliar empresários, entidades e o governo na tomada de decisões estratégicas”, conclui.
Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
· ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
· DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
· O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
o Todo 1º dia útil do mês
o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
- Pelo segundo ano consecutivo, remuneração mensal fixa média de presidentes e diretores executivos no Brasil fica estável, aponta pesquisa Page Executive
- Com recorde de participação de vinícolas brasileiras, Wine South America irá promover mais de 2 mil reuniões de negócios
- Valor gasto em supermercados e restaurantes segue em alta em 2025, aponta pesquisa da Alelo e FIPE
- 27% das mulheres confiam na IA para gerenciar suas finanças pessoais, revela pesquisa da Serasa
- Quase um terço dos profissionais de RH ainda não utilizam tecnologia para gestão de pessoas