Indústria desacelera e intenção de lançar produtos recua 3,2% em julho

Compartilhar

A intenção da indústria em lançar produtos recuou 3,2% em julho, na comparação com junho, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, apurado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Os dados, ajustados sazonalmente, indicam desaceleração do setor produtivo em meio a um cenário econômico ainda instável.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi mais intensa, chegando a 6,4%. No acumulado de 2025, o índice já registra retração de 4,0%. Em 12 meses, no entanto, o resultado é levemente positivo, com alta de 0,5%.

Para Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “os resultados do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial em julho podem refletir uma compensação por parte da indústria, possivelmente devido ao ritmo de lançamentos acima da média observado no primeiro trimestre deste ano”. “Essa antecipação pode ter influenciado o volume mais moderado nos meses seguintes. Ainda assim, esse comportamento não é generalizado. Setores como o têxtil e o de produtos diversos continuam em crescimento.”

Calculado com base no volume de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial funciona como um termômetro antecipado da indústria ao refletir o apetite das empresas para inovação e expansão de portfólio.

Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
     
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

o Todo 1º dia útil do mês

o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado

o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística

o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas

o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33

o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)