Válvulas e sistemas de medição tecnológicos conversam com o restante da planta fabril para garantir qualidade e produtividade
A transformação digital segue forte no que podemos chamar de pós-pandemia, e no setor industrial não foi diferente. No contexto da automação, investir em Indústria 4.0 é muito mais do que inserir robôs em linhas de produção. Uma tecnologia menos visível são as válvulas e sistemas de medição e controle, presentes em todos os setores e que fazem os sistemas fluírem, com alto nível de precisão e controle.
“O principal hoje é oferecer soluções customizadas, de alta tecnologia, com equipamentos que possam ser integrados direto na linha de produção de plantas de todos os setores”, explica o gerente geral da divisão industrial da GEMÜ do Brasil. “Esse tipo de tecnologia inclui válvulas para todo tipo de fluido ou gás, que conversam com o restante da planta. Elas estão presentes em sistemas de limpeza de água, produção de diversos tipos de produto industrial, tintas, alimentação de sistemas de refrigeração e de lubrificação de máquinas, ou seja, em todo lugar.”
Entre os diferentes tipos de válvulas estão a borboleta, esfera, globo, diafragma, bloco multivias, entre outras, aptas a atender a diferentes setores. “Os produtos da GEMÜ são utilizados no setor mecânico de forma segura e há muitos anos no mundo todo”, conta o gerente.
Conexão total para fábricas via radiofrequência
O progresso tecnológico no setor mecânico e na indústria de processamento segue em direção a produções e processos de transformação. Hoje, as necessidades de automação, documentação e digitalização tornam-se cada vez mais fundamentais. E uma solução é o Sistema CONEXO, com o qual é possível identificar e extrair dados dos mais diferentes componentes da fábrica, o que auxilia ainda na coleta de dados de campo e na otimização de processos e intervalos de manutenção.
Alguns exemplos de processos com sistemas de válvulas, de medição e controle são a indústria de formação de espuma para isopor, distribuição de lubrificantes de refrigeração e fluidos de corte, processos de limpeza e de dosagem, controle e regulagem na circulação de sistemas de refrigeração e de aquecimento.