iCode cria tecnologia para tradução de cardápios e impressos diretamente na tela de smartphones e tablets.

Compartilhar

186754b4-8f0d-480e-a35e-742f3a2416e3

O turista que vier ao Brasil nos próximos dias não precisa mais se preocupar em como fará para se comunicar em restaurantes, hotéis, bares e baladas. O motivo: uma tecnologia inovadora desenvolvida pela iCode Brasil, startup brasileira fundada em 2014 com o intuito de oferecer suporte extra aos estrangeiros que vivem ou que frequentam o Brasil durante as férias.

A chegada iminente das Olimpíadas de 2016 movimenta o setor de turismo em todo o território nacional, impulsionando a economia brasileira e gerando inúmeros empregos no setor.

Entre as principais áreas que receberão injeção de investimentos nos próximos meses, destacam-se a de bares, restaurantes e hotelaria, devido ao grande número de turistas que começam a chegar ao Brasil, trazendo Bilhões de Reais para serem consumidos e investidos em nosso País.
No entanto, uma grande dúvida paira sobre a cabeça de muitos empresários: como atender esses turistas em seu próprio idioma e obter ainda mais lucros em um ano de profunda recessão no Brasil?

“Criamos a tecnologia com o objetivo de oferecer aos estabelecimentos uma forma eficaz de atender os muitos turistas que vieram para a Copa do Mundo no ano passado. A proposta foi muito bem aceita e, logo de imediato, conseguimos implantar a iCode em diversos estabelecimentos. Porém, percebemos que em nosso projeto inicial, o cidadão que vive no Brasil, não tinha muito com o que interagir e acabava não se interessando pelo app. E foi a partir disso que iniciamos o processo de criação da nova versão da iCode Cardápios Inteligentes que promete revolucionar a forma como interagir com Turistas e Brasileiros em locais como restaurantes, bares, hotéis e resorts, por meio do Smartphone do próprio usuário. Em um ano de crise como a que vivemos, nossa tecnologia pode ser a solução que faltava para finalizar o ano no azul”, informa Rodolfo Parisi, sócio-fundador e diretor executivo da iCode Brasil.

A tecnologia utilizada pela iCode Brasil ainda é nova no mercado brasileiro. Enquanto boa parte dos desenvolvedores caminha para a criação de Aplicativos, a startup brasileira resolveu unir as melhores qualidade de um app, com todos os recursos da web, criando o primeiro WebApp voltado para atendimento de estabelecimentos comerciais por meio do Smartphone.

Cardápios no Smartphone e Tablets

A solução oferece uma implantação rápida e com baixo investimento (existem planos que vão do 100% gratuito até os mais completos com mensalidade e fornecimento de tablets), bastando ao restaurante, bar, hotel ou resort, optar pelo idioma que deseja ter em seu cardápio virtual para que a iCode Brasil implante a tecnologia criando etiquetas para o cardápio ou displays de mesa, possibilitando ao turista que possa fazer a leitura diretamente de seu aparelho.

O cliente, munido de um Smartphone ou Tablet, só precisa ter um leitor de QR Code (gratuito nas principais Stores de aplicativos) instalado em seu aparelho para que consiga ler a informação e ser automaticamente migrado para o cardápio escolhido, conseguindo compreender a informação de forma clara e em qualquer idioma.

“O legal da nossa plataforma e o grande diferencial, é que conseguimos manter exatamente o mesmo layout do cardápio impresso em nosso modelo virtual, garantindo que o estabelecimento mantenha sua linha de comunicação com o cliente sem qualquer ruído”, sentencia Parisi.

O sistema ainda oferece uma série de interações com o usuário final que tornam a iCode uma ferramenta poderosa também para empresas que desejam estar na mão do cliente no momento de consumo.

Pelo lado do usuário, ele poderá, por meio de um breve cadastro via Facebook ou E-Mail, acessar todas as informações sobre o local, endereço, horário de atendimento, traçar rotas via Google Maps, realizar pesquisa sobre os restaurantes cadastrados na plataforma, acessar as principais promoções e pratos do dia dos estabelecimentos, além de permitir a avaliação do local e realização de pré-reservas. Isso sem falar nos menus traduzidos em qualquer idioma que garantem com que qualquer estrangeiro se sinta em casa!

“Sem dúvida é uma ferramenta que poderá trazer muito retorno para os proprietários de estabelecimentos que recebem turistas e estrangeiros. Não há mais aquele risco de não entender o que o cliente pede ao garçom deixando ambos constrangidos. Com um simples toque no Smartphone o cliente pode saber todos os itens do cardápio, infos sobre o local, promoções e, até mesmo, agendar uma pré-reserva”, complementa Matias Tino, sócio-fundador e diretor de criação da iCode Brasil.

A iCode Brasil começou suas operações em 2014 e está presente em mais de 100 estabelecimentos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Cuiabá, Manaus, Rio Grande do Norte, entre outros e pretende chegar em mais de 1000 estabelecimentos até o início das Olimpíadas.
Os planos para implantação da tecnologia variam entre R$ 19,90 por mês até R$399,99, tendo ainda um plano totalmente gratuito. A plataforma suporta quantos idiomas o varejista quiser.

“Acreditamos que a iCode tem potencial para estar presente em todos os restaurantes, bares, hotéis e resorts. O verão brasileiro traz uma quantidade enorme de estrangeiros e os loacis ainda não estão preparados para isso. Sem dúvida, com nossa ferramenta, eles se sentirão muito mais confortáveis. Além disso, há ainda a possibilidade de interação com o sistema e muitas outras funcionalidades”, conclui Guilherme Delphino, diretor de tecnologia da iCode Brasil.