A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje o IBM z17, a próxima geração do mainframe icônico da empresa, totalmente projetada com recursos de IA em operações de hardware, software e sistemas. Alimentado pelo novo processador IBM Telum® II, o IBM z17 expande os recursos do sistema além dos recursos de IA transacional para habilitar novas cargas de trabalho.
O IBM Z foi criado para redefinir a IA em escala, permitindo às empresas avaliar 100% de suas transações em tempo real. 1 O z17 impulsiona a inovação dos negócios, oferecendo uma capacidade de processamento de 50% mais operações de inferência de IA por dia, em relação ao z16. 2 O novo IBM z17 foi desenvolvido para desenvolver o valor comercial em todos os setores da economia, com uma ampla gama de mais de 250 casos de uso de IA, como mitigação de risco de empréstimo, gerenciamento de serviços de chatbot , dando suporte à análise de imagens médicas e incidentes de crimes no varejo, entre outros.
O IBM z17 é o ápice de cinco anos de design e desenvolvimento, que incluiu o depósito de mais de 300 pedidos de patentes protocolados no US Patent and Trademark Office . Projetado com a contribuição direta de mais de 100 clientes e em estreita colaboração com as equipes de Pesquisa e Software da IBM, o novo sistema introduz recursos de IA multimodelo, novos recursos de segurança para proteger dados e ferramentas que alavancam a IA para melhorar a usabilidade e o gerenciamento do sistema:
- Trazendo IA para os dados – os recursos de inferência de IA do z17 são alimentados por um acelerador de IA de segunda geração no chip que vem integrado ao processador IBM Telum® II, apresentando maior frequência, capacidade de computação e crescimento de 40% no cache , permitindo realizar mais de 450 bilhões de operações de inferência em um dia, com tempo de resposta de um milissegundo. 2
- Expansão da atualização para IA – o IBM Spyre™ Accelerator, com previsão de disponibilidade para o 4º trimestre de 2025 via PCIe Card, fornecendo recursos de computação adicionais com IA para complementar o processador Telum® II. Juntos, eles criaram ambientes otimizados para dar suporte a métodos multimodelo de IA. O Spyre™ Accelerator foi especialmente projetado para trazer capacidades de IA generativas para o mainframe, incluindo assistentes de execução, alavancando dados corporativos contidos no sistema.
- Aproveitando a IA para aprimorar a experiência do usuário – o z17 foi projetado para fortalecer as habilidades e a eficiência de desenvolvedores e operações de TI com o uso de assistentes de IA e agentes de IA, incluindo o IBM watsonx Code Assistant for Z e o IBM watsonx Assistant for Z. Além disso, o watsonx Assistant for Z será integrado ao Z Operations Unite para fornecer, pela primeira vez, serviços de detecção e resolução de incidentes com base em chats baseados em IA, usando dados de sistemas ativos.
“O setor está aprendendo rapidamente que a IA será tão avançada quanto a infraestrutura na qual ela é executada”, disse Ross Mauri, gerente geral de IBM Z e LinuxONE da IBM. “Com o z17, estamos trazendo a IA para o centro das empresas, com software, poder de processamento e armazenamento para operacionalizar rapidamente a IA. Além disso, as organizações podem colocar seus vastos e inexplorados estoques de dados corporativos para trabalhar com IA de forma segura e econômica.”
Totalmente integrado em hardware e software
O IBM z17 é um sistema projetado do zero para se integrar totalmente a ambientes híbridos unindo firmemente inovações de hardware, recursos de software para IA e suporte avançado para padrões abertos e ferramentas. Isso permite desempenho e confiabilidade diferenciados ao mesmo tempo em que reimaginamos como desenvolvedores e operadores de sistemas interagem e gerenciam o IBM Z, incluindo:
- Sistema operacional para IA – A IBM também apresentou oz/OS 3.2, a próxima versão de seu principal sistema operacional para IBM Z, planejado para ser lançado no terceiro trimestre de 2025. O z/OS 3.2 foi projetado para oferecer suporte a recursos de IA acelerados por hardware em todo o sistema e insights de IA operacional para recursos de gerenciamento de sistema. Além disso, oz/OS 3.2 fornecerá suporte para métodos modernos de acesso a dados, bancos de dados NoSQL e processamento de dados em nuvem híbrida. Esses novos recursos ajudam o software de IA a explorar um conjunto mais amplo de dados corporativos e obter insights de negócios preditivos.
- Operações de TI unificadas – Também foi anunciado hoje o IBM Z Operations Unite, que reúne como principais detalhes de desempenho e logs de várias fontes no IBM Z, no formato OpenTelemetry, para melhorar as operações do IBM Z com IA. A nova solução foi projetada para acelerar o tempo de detecção de anomalias, isolar o impacto de incidentes potenciais e reduzir o tempo de resolução. Usado em conjunto com o IBM Concert, as equipes de operações podem se beneficiar da clareza inteligente de dados operacionais em toda a empresa. O IBM Operations Unite estará disponível em maio de 2025.
- Acelerador de IA para eficiência dos negócios – Com as opções de expansão para o IBM Spyre™ Accelerator, previsto para estar disponível no 4 trimestre de 2025 via PCIe Card, o IBM z17 visa transformar a experiência do usuário na plataforma. Os clientes poderão executar o catálogo crescente de assistentes e agentes da IBM, com base nos modelos Granite da IBM, nativamente no z17 sem assumir o risco adicional associado ao transporte de dados ou lógica de negócios sensíveis fora da plataforma. Juntas, essas soluções são projetadas para formar uma pilha otimizada, permitindo que os clientes aumentem a produtividade com segurança e escala.
Construído para Resiliência: Segurança e Defesa Cibernética no Centro
O IBM z17 aprofunda o histórico de fortes recursos de segurança e resiliência da plataforma. Novos desenvolvimentos em IA permitiram a implantação de inteligência adicional ao longo dessa área de importância cada vez maior para os clientes, à medida que novas ameaças aparecem todos os dias. Isso inclui vários novos recursos, incluindo:
- Gerenciamento de segredos – Os recursos da HashiCorp, uma empresa IBM, anunciados em março, agora estão disponíveis no IBM Z para ajudar a padronizar o gerenciamento de segredos na nuvem híbrida. O IBM Vault usa segurança baseada em identidade para autenticar e autorizar o acesso a segredos, certificados, chaves, tokens e outros dados fornecidos. Com a adição do IBM Vault, os clientes podem ter uma solução única para ajudar a proteger cargas de trabalho críticas, gerenciando todo o ciclo de vida dos segredos em todo o seu patrimônio de TI.
- Segurança de dados alimentados por IA – A IBM pretende fornecer novos recursos para descobrir e classificar dados disponíveis na plataforma. Isso aproveitaria o Telum® II e utilizaria o processamento de linguagem natural para que os dados da missão crítica pudessem ser identificados e protegidos. Além disso, nossa mais recente solução de segurança orientada por IA, IBM Threat Detection for z/OS, foi projetada para detectar e identificar anomalias potencialmente maliciosas que podem ser o resultado de um ataque cibernético.
IBM estende suporte habilitado para IA para o IBM z17
A experiência de suporte abrangente e personalizada da IBM ajuda os clientes do IBM Z a atender às demandas além da manutenção tradicional. Fornecido pela IBM Technology Lifecycle Services, o Suporte IBM para z17 ajuda os clientes a otimizar seus ambientes para desempenho máximo para lidar com riscos e incidentes em operações de missão crítica. Os processos de IA da IBM otimizam a correção de incidentes e ajudam a melhorar o tempo de resolução de casos, desenvolvidos no IBM watsonx, agora oferecem suporte aos sistemas IBM Z.
IBM fornece armazenamento seguro e ágil
O IBM Storage DS8000 desempenha um papel fundamental como uma solução de armazenamento integrada para IBM Z. A última geração do IBM Storage DS8000 ( 10ª geração ) foi projetada para aproveitar todo o poder do IBM z17, fornecendo às organizações acesso a cargas de trabalho críticas, desempenho de dados consistente e otimizado e uma arquitetura modular para adotar as mais recentes tecnologias integradas em pesquisa da IBM para trabalhos o desenvolvimento dos negócios, enquanto monetiza dados. Juntos, o IBM Z e o IBM Storage oferecem uma infraestrutura moderna que fornece uma plataforma segura e ágil para cargas de trabalho de missão crítica.
Disponibilidade
O IBM z17 estará disponível em 18 de junho de 2025. Para obter mais informações, visite IBM.com/z17. O IBM Spyre™ Accelerator deverá estar disponível a partir do quarto trimestre de 2025.
- Audi do Brasil confirma chegada do exclusivo superesportivo RS 6 Avant GT no País
- Programa de Desenvolvimento de Talentos da Siemens completa 40 anos e tem 41 vagas para cinco Estados do Brasil
- Investimento dos bancos em tecnologia deve crescer 13% em 2025 e chegar a R$ 47,8 bilhões
- SAP anuncia novo CFO para a América Latina
- Tecnologias da Azul mudam rota de avião no ar para economizar combustível e evitar turbulências