Arvind Krishna, CEO da IBM (NYSE: IBM ), anunciou hoje na VivaTech uma nova parceria com 30 organizações globais, incluindo governos, institutos de educação superior, organizações sem fins lucrativos e agências de emprego, com o objetivo de melhorar as habilidades e a empregabilidade de populações carentes.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, fechar a lacuna global de competências poderia adicionar US$ 11,5 trilhões ao PIB global até 2028, mas os sistemas de educação e treinamento devem acompanhar as demandas do mercado. Além disso, conforme refletido em um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), os candidatos a emprego enfrentam grandes desafios, com um em cada quatro consumidores pesquisados globalmente planejando mudar de empregador em 2021.
“Fechar a lacuna de habilidades globais é uma das questões mais urgentes de nosso tempo”, comentou Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM. “É por isso que estou orgulhoso dessas parcerias, que ajudarão pessoas de todas as origens a adquirirem as habilidades que precisam para prosperar na economia global dinâmica.”
A aliança se estende a 12 países e inclui ActionAid Italia Onlus, The American Indian Foundation Trust, Andhra Pradesh State Skill Development, Argencon, Bay Area Community College Consortium (BACCC), Bruxelles Formation, Cité des Métiers, CSC Academy, CSRBOX, Edunet Foundation, Fondazione Human Age Institute, Fundación Konecta, Junior Achievement Americas, Junior Achievement Italy, Laboratoria, Mission Locale de Paris, Reacha Foundation, Tata Community Initiatives Trust, The Royal Alberta College, Technifutur®, Technology Ireland ICT Skillnet, Training Point, Turkish Industry & Business Association (TÜSİAD), Unnati Foundation, Uvi Jagriti Sansthan, VetsinTech, Jeevitam-VSS Tech Solutions Pvt Ltd, Workforce Development Inc., e 60 000 rebonds.
Essas organizações irão alavancar o programa de aprendizado online IBM SkillsBuild com seus membros, principalmente populações carentes, como veteranos, mulheres, minorias, refugiados e jovens adultos desempregados. O programa é projetado para treinar candidatos a emprego dentro de 3-6 meses com prontidão profissional no local de trabalho e habilidades técnicas, ganhar distintivos e credenciais reconhecidos pelo mercado, em idiomas locais e com orientação pessoal.
Além disso, o ManpowerGroup, a terceira maior empresa de recrutamento do mundo, conectará os candidatos com oportunidades reais de carreira. A marca Experies, do ManpowerGroup – líderes globais em recrutamento em IT – irá prover insights baseados em dados sobre as funções em tecnologia que estão sendo buscadas pelos empregadores, alavancando sua experiência no desenvolvimento de talentos e conectando pessoas às posições em cloud e infraestrutura, cibersegurança, análise de dados, digital workspace e aplicações corporativas. Os Talent Agents do ManpowerGroup irão oferecer avaliações, coaching e apoio personalizado para ajudar estudantes das organizações desta aliança no acesso a carreiras em ascensão e no desenvolvimento de empregabilidade a longo prazo.
A parceria apoiará a meta da IBM de treinar 500.000 pessoas até o final do ano por meio do programa IBM SkillsBuild. Além disso, a aliança coletivamente:
• Proporcionará a 15.000 pessoas experiências de aprendizado baseadas em programas especiais, incluindo treinamento personalizado e a oportunidade de se candidatar a um emprego.
• Conectará a força de trabalho a oportunidades reais de carreira, incluindo o compromisso de garantir 7.000 empregos em diferentes setores.
“70% dos empregadores não conseguem encontrar as habilidades que precisam para funções como análise de dados, desenvolvimento de software e atendimento remoto ao cliente”, disse Jonas Prising, Chairman e CEO do ManpowerGroup. “A única forma de resolvermos essa escassez aguda de talentos é por meio de parcerias entre negócios, governo e educação. É por isso que estamos satisfeitos com a parceira com empresas como a IBM que compartilham nossa missão de criar uma força de trabalho mais qualificada e diversificada, de forma que todos sejam capazes de ter uma parcela mais justa de prosperidade.”
“Estamos vendo um aumento na demanda por novas habilidades necessárias para os futuros empregos em tecnologia como inteligência artificial, cibersegurança, análise de dados e computação em nuvem. A IDC acredita que as parcerias que a IBM anunciou são essenciais para ajudar a atender as demandas de empregos em tecnologia para o futuro. No entanto, a parceria com a ManpowerGroup é um complemento perfeito para a missão do IBM SkillsBuild de fornecer treinamento para grupos sub-representados, pois proporciona oportunidades significativas de carreira para os participantes certificados do IBM SkillsBuild “, disse Curtis Price, VP, Social, Responsabilidade Ambiental e Ética na IDC.
“A educação é uma forma excelente para desenvolver um mindset empreendedor e gerar caminhos para a empregabilidade no mercado de trabalho”, disse Leo Martellotto, Presidente da Junior Achievement Americas. “Estamos entusiasmados com esta aliança, pois nos permitirá continuar a inspirar e preparar os jovens para o sucesso em uma economia global com as habilidades necessárias para o futuro dos empregos”.