De acordo com o relatório Fintech Global Vision da Finnovating, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de startups e o sétimo no ranking mundial entre as mais ativas (632), ficando à frente de países mais desenvolvidos economicamente, como França, Suíça, Suécia e Itália. Para valorizar esse formato, que ganha cada vez mais relevância em todo o mundo, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) premiou na última quinta-feira (26/10), três fintechs que apresentaram soluções inovadoras para o ecossistema financeiro.
Segundo Magali Leite, presidente do IBEF-SP, o prêmio surgiu da necessidade de estabelecer conexão mais próxima dos executivos de finanças com essa comunidade de novas empresas. “Esperamos que a premiação possa levar as fintechs que acreditaram em nosso trabalho a um novo patamar. Todas as finalistas são igualmente merecedoras de destaque”, ressalta Leite.
Money Money Invest, Monkey Serviços de Tecnologia e Liber Capital se destacaram dentre as 57 startups inscritas na premiação e foram selecionadas após apresentação à banca julgadora, que avaliou os 12 projetos mais bem posicionados. Além do troféu criado pela artista Sara Rosenberg, os vencedores garantiram a participação em mentorias coletivas do programa “Emerging Giants Startups”, da KPMG Brasil. A Gonew também concederá um programa de Governança Corporativa aos 12 finalistas.
Para Tamara Dzule, CFO da Mastercard e presidente da banca julgadora do Prêmio Fintech, os finalistas trouxeram soluções realmente diferenciadas. “É gratificante ver a qualidade desta premiação, que contou com a participação de empresas empenhadas em serem protagonistas na implementação de inovação no setor de finanças”, destaca Dzule.
Conheça os projetos vencedores:
Money Money Invest
Fintech de crédito focada em PMEs com um produto 100% digital. Em uma jornada simplificada, a solução conecta, analisa e pré-aprova o cliente no ecossistema do parceiro, comunica sobre termos e condições, recebe documentos, envia cotações e realiza o processo de assinatura de contrato, agilizando o crédito para o cliente.
“Nosso grande objetivo é impulsionar a pequena e média empresa no Brasil. Este é um momento muito especial para a Money Money. Começamos a empresa com pouco dinheiro e muita vontade, disciplina e propósito. Estamos felizes, pois as coisas estão acontecendo incrivelmente neste segundo semestre”, ressalta Marcos Travassos, CEO da Money Money Invest.
Monkey Serviços de Tecnologia
Fintech que atua na antecipação de recebíveis de cartão de crédito e de nota fiscais. Com a plataforma SalesPlus, a empresa apresenta uma solução para antecipar e intermediar as antecipações de notas fiscais, trazendo eficiência e agilidade para os processos financeiros.
“Iniciativas como essa só ajudam a gente a continuar inovando e buscando soluções para os clientes”, explica Cezar Xavier, head de Produtos da Monkey.
Liber Capital
Fintech focada em relações de pagamento e crédito em toda a cadeia produtiva. A empresa atua na relação entre grandes empresas e PMEs tanto em contas a pagar, com uma solução de risco sacado, quanto em contas a receber, com a plataforma Liber B2B Pay, que une crédito e meios de pagamento.
“A nossa principal interlocução com o cliente está no CFO, então ser reconhecido em um fórum como este faz muita diferença e é muito emblemático”, finaliza Márcio Parizotto, diretor e sócio da Liber Capital.