IA e Robótica combinadas podem potencializar o talento humano no futuro, segundo NTT DATA

Compartilhar

Convergência entre humanos, IA e robótica aponta horizonte em que máquinas complementam talentos, fortalecendo inovação e protagonismo humano.

A NTT DATA, líder global em soluções digitais e serviços de TI, realizou nesta terça-feira (16), a 5ª edição do The Future Uncovered, evento que reuniu jornalistas em seu novo espaço Innovation One, no Cubo Itaú, em São Paulo. O encontro explorou como a convergência entre inteligência artificial (IA), robótica e humanos está moldando o futuro do trabalho, com o foco em gerar harmonia e colaboração, amplificando as capacidades humanas e abrindo oportunidades de geração de valor nas organizações e não substituição das pessoas. 

O conceito de humanos aprimorados foi um dos destaques do encontro, apontado no relatório Technology Foresight 2025, da NTT DATA, como tendência-chave. Esse conceito descreve a colaboração entre humanos e máquinas em que tecnologias como IA generativa, digital twins, robótica pessoal e agentes de IA ampliam as capacidades humanas, aumentando a produtividade, a qualidade das decisões e a segurança em ambientes de trabalho. 

Durante o evento, os especialistas da NTT DATA apresentaram casos de uso que já começam a ganhar espaço no mercado, como robôs pessoais voltados ao cuidado de idosos e à saúde, digital twins que simulam cenários para apoiar decisões críticas e agentes conversacionais de IA que podem acelerar negociações e processos de negócios. 

“Não se trata de substituir pessoas, mas de automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado”, afirmou Cláudia Akemi Umemura, diretora de Talento e Transformação Organizacional da NTT DATA Brasil. “Isso abre espaço para que profissionais assumam novos papéis mais estratégicos e criativos, gerando impacto direto nas organizações e incentivando pesquisas que moldam o futuro que acreditamos.” 

Também foram discutidos os principais impactos nas carreiras tradicionais e a necessidade de requalificação de talentos para que os profissionais possam assumir novos papéis em parceria com as tecnologias. 

“O debate sobre máquinas substituírem humanos já existe há anos, mas nossas capacidades vão muito além de responder questionários, analisar números ou redigir textos. O conceito de ‘humano aprimorado’ nos inspira a aprender a trabalhar lado a lado com a tecnologia, usar dados para decisões mais inteligentes e desenvolver pensamento crítico e ético. Para as empresas, isso significa repensar processos e criar ambientes em que humanos e IA atuem em colaboração”, disse a Claudia. 

“Estamos diante de um ponto de inflexão, em uma nova era da evolução tecnológica: uma oportunidade sem precedentes para ampliar nossas capacidades”, afirmou Cauê Dias, head de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da NTT DATA no Brasil. “Enquanto a IA nos permite expandir nossa inteligência, a robótica nos ajuda a incorporar componentes de força, velocidade ou realizar atividades em áreas de risco. No conjunto, essas inovações representam o acesso a uma infraestrutura cognitiva como nunca vimos antes.” 

A NTT DATA possui a experiência, o conhecimento e os recursos para apoiar as empresas latino-americanas na adoção dessas tendências-chave que estão moldando os negócios do futuro. Com mais de 340 mil colaboradores no mundo, receita de US$ 92 bilhões e investimentos anuais de US$ 3,6 bilhões em P&D, a NTT DATA reforça com o Future Uncovered seu compromisso em antecipar tendências, conectar especialistas e apoiar empresas latino-americanas na adoção de tecnologias emergentes que moldam o futuro do trabalho.