O NINNA (Núcleo de Inovação em Novos Negócios Aplicados), um hub originado na capital cearense, acaba de se tornar o novo parceiro do Distrito, maior plataforma de inovação aberta do Brasil. Com a parceria, o Distrito espera fortalecer as ações do NINNA Hub com foco no desenvolvimento do ecossistema da inovação do Ceará e do Nordeste como um todo.
“Essa é uma grande oportunidade de fomentarmos a inovação na região, onde grandes iniciativas têm surgido. Mais do que uma experiência com startups, o NINNA se inspira na inovação e na mudança das empresas tradicionais, com grande potencial para impactar o ecossistema como um todo”, diz Gustavo Araujo, CEO do Distrito.
Entre as primeiras ações da parceria, estão previstos um roadshow no final de setembro. O Distrito ainda irá conduzir com o hub um plano de ação para as memberships e apoiar na estratégia de um programa de aceleração exclusivo para startups do Ceará.
O NINNA tem o propósito de resolver problemas de empresas mantenedoras, a partir do desenvolvimento de projetos inovadores, negócios e pessoas. Para isso, realiza e apoia projetos que unem startups, aceleradoras, venture builders e instituições de ensino. Entre as companhias por trás do hub hoje estão a Pague Menos, a L’auto Cargo, CPD Capital, a Unimed Fortaleza e o Grupo Edson Queiroz.
As startups residentes do NINNA são selecionadas levando em consideração o foco de atuação e o potencial de trazerem soluções para as dores das empresas. Lá, elas têm acesso a capacitações, mentorias e networking, entre outros benefícios. São hoje residentes do hub: a Intmed, que faz softwares para a área da saúde; a Bright Photomedicine, que desenvolveu um remédio digital para tratar dores; o Chatbot Maker, inteligência artificial de atendimento ao cliente; a TotalCross, ferramenta de desenvolvimento de apps; e a Monkey Exchange, marketplace de recebíveis.
O hub também possui um espaço aberto à sociedade, em que acontecem eventos, palestras e encontros que fomentem o empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios, além de ter um programa exclusivo para universitários do Ceará.
“A ideia da parceria é potencializar nossas forças na área de inovação para ajudar grandes corporações a reimaginar e redesenhar modelos de negócios mais eficientes e adaptados à nova economia da era digital. Com a experiência e a capilaridade que tem, o Distrito é o parceiro ideal para nos apoiar nesse processo”, diz Delano Macêdo, Conselheiro e Fundador do NINNA Hub.
“Estamos muito felizes com a parceria firmada com o Distrito, pois reforça nosso propósito de mostrar para todo o ecossistema a contribuição valiosa que o Nordeste pode oferecer”, finaliza Humberto Lima, Gestor Executivo e Conselheiro do NINNA Hub.