A Huawei divulgou o seu estudo “Desenvolvimento da Indústria Best-UHD” que revela as oportunidades para a indústria de vídeo bem como uma série de desafios para o desenvolvimento da tecnologia de altíssima definição, também conhecida como UHD (Ultra-High Definition).
O estudo aponta que os serviços de vídeo UHD serão fundamentais para redes de banda ultra larga e que o Best-UHD ultrapassará a experiência de áudio e vídeo oferecida pelos serviços HD (alta definição). À medida que os serviços 4K e UHD entram na fase de rápida evolução, o desenvolvimento da indústria UHD enfrenta uma série de desafios. A Huawei acredita que apenas a cooperação da indústria possa resolver estes problemas e ajudar a melhorar a experiência do usuário, bem como a percepção dos serviços de vídeo UHD.
Isto pode ser feito com a definição das características fundamentais da UHD: criação de um padrão de excelência associado a um sistema de avaliação mensurável; a construção de uma nova arquitetura de serviço que seja a mais apropriada para o desenvolvimento do vídeo UHD composta pela arquitetura IP, plataformas em nuvem e terminais; o fornecimento das melhores operações para conteúdo e serviços em vídeo UHD e o desenvolvimento de um ecossistema de cooperação para a indústria de vídeo UHD.
“O desenvolvimento da indústria de vídeo UHD baseia-se na entrega de uma nova geração dos serviços de audio e video aos usuários finais tornando-se muito mais imersivos, interativos e obviamente melhor que o tradicional HD. Será vital aproveitar as redes IP para acelerar a evolução de serviços de video e utilizar a tecnologia de nuvem para reduzir ainda mais os custos e melhorar a eficiência. Enquanto isto, as operadoras de vídeo e provedores de conteúdo devem explorar positivamente este novo modelo de negócio com terminais, conteúdo e redes de banda larga para promover a renovação dos negócios e facilitar o desenvolvimento sustentável da indústria UHD”, disse Zhou Chengdong, vice-presidente da linha de produtos para serviços digitais da Huawei.
Para mais informações sobre o estudo, acesse http://www.huawei.com/en/news/2016/9/huawei-uhd-white-paper.