Um estudo recente da Polycom mostra que 78% das pessoas são mais produtivas quando têm acesso total às tecnologias que estão acostumadas. Essas pessoas esperam obter, no ambiente de trabalho, a mesma experiência que estão vivenciando em suas vidas pessoais; e as empresas que não estão oferecendo uma experiência e um ambiente de trabalho estimulantes, com um vasto conjunto de ferramentas colaborativas, perderão grandes talentos.
A flexibilidade no local de trabalho hoje é considerada um benefício, assim como vale refeição, vale transporte, entre outros.
Outro dado relevante, é que as pequenas e médias empresas, pensando na redução de custos e na qualidade de vida de seus profissionais, são as que mais aderem ao estilo flexível de trabalho.
Mas, para que a cultura organizacional mude e o home office continue em ascensão, é necessário que as empresas e os funcionários estejam atentos a uma série de detalhes.
Seguem algumas características e dicas para a eficácia do home office como forma de trabalho:
– Lembre-se que os negócios da empresa continuam sendo da empresa. Como você está no conforto da sua casa, cuidado com fofocas e exposição de processos confidenciais.
– Se você não mora sozinho, diga a todos que você está tendo um dia de trabalho normal. Você está lá, mas é como se não estivesse.
– O ideal é ter um notebook que você pode levar para casa. Sem este dispositivo, você pode acabar esquecendo de salvar determinados arquivos no pen drive ou mesmo na nuvem;
– A qualidade da sua conexão com a internet vai fazer toda a diferença. Assim você só vai se preocupar com o que realmente importa. O mesmo vale para o telefone, impressora ou tablete;
– Algumas empresas já não têm os “formatos de escritório”, cada funcionário senta aonde quiser, assim, ao saírem, os funcionários levam tudo o que é importante e não esquecem de nada;
– Quando você tem um horário de trabalho fixo, você deve mantê-lo em seu escritório em casa com a mesma precisão.
– Use as mesmas roupas para ir trabalhar, como se você realmente estivesse no escritório, isso vai ajudar na sua percepção mental.
– Escolha o melhor lugar da casa para trabalhar. Procure a melhor iluminação, instale Wi-fi, fique longe de todas as distrações e jamais trabalhe na cama.
– Use moderadamente sua TV, redes sociais e internet para uso pessoal. Sem essa prudência, trabalhar em casa pode ser uma grande armadilha.
Para acessar as informações completas sobre ambiente de trabalho flexível, acesse o infográfico: https://goo.gl/9MoxoH.