Hidrovias do Brasil inaugura simulador de manobras para treinamentos voltados para segurança da navegação

Hidrovias do Brasil inaugura simulador de manobras para treinamentos voltados para segurança da navegação

Para garantir mais segurança da navegação pelos rios amazônicos e eficiência da operação, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, investiu em um moderno simulador de manobras, sendo a primeira empresa de navegação no Brasil a implantar a tecnologia. O novo equipamento foi instalado em novembro, no centro de treinamento especializado montado pela companhia em seu TUP (Terminal de Uso Privado), localizado em Barcarena, no Pará.

“A nova tecnologia permitirá o aprimoramento, capacitação e desenvolvimento da tripulação da Hidrovias do Brasil, um importante passo em nossa frente de saúde, segurança e desenvolvimento do colaborador previsto no Compromisso Sustentável da Companhia.” afirmou Gleize Gealh, Vice-Presidente de Operações e Comercial da Hidrovias do Brasil. “Nosso principal objetivo é trazer mais segurança para nossa tripulação, operação e para todas as pessoas das comunidades no entorno de onde atuamos, além de trazer mais eficiência operacional”, completou a executiva.
 

Com sistema de navegação completo, o simulador usa tecnologia de última geração e conta com radar e carta eletrônica, reproduzindo fielmente um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região. O simulador permite que os comandantes participem, na prática, do enfrentamento de cenários adversos que podem prejudicar a navegabilidade, incluindo questões climáticas.
 

A Diretora de Engenharia, Inovação e Tecnologia de Negócios da Hidrovias do Brasil, Mariana Yoshioka, analisa o investimento feito pela companhia. “A inovação é um dos principais pilares da empresa e faz parte da sua essência desde a sua concepção. Acreditamos que o investimento em tecnologia é fundamental para assegurarmos uma operação mais segura e eficiente, garantindo a prevenção de acidentes e a preservação do meio ambiente. Para nós, é um grande orgulho sermos pioneiros neste projeto tão necessário para o desenvolvimento da navegação e também para oferecer ainda mais qualificação e treinamento aos nossos colaboradores”, destacou a executiva.
 

A companhia também está avaliando a possibilidade de, no futuro, ampliar o uso do simulador para a comunidade no entorno da operação, em parceria a ser construída com a Marinha do Brasil e com a prefeitura local, a fim de oferecer capacitação e desenvolvimento da região.

Comments are closed