Grupo Nexxera passa a ser signatário do Pacto Global da ONU

Compartilhar

O Grupo Nexxera – líder nacional em transações eletrônicas financeiras e mercantis no relacionamento das empresas com a sua cadeia de valor – passou a ser, oficialmente, signatário do Pacto Global das Nações Unidas.

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU em que importantes instituições do mundo inteiro assumem 10 princípios a serem cumpridos pelas empresas. Com mais de 13 mil participantes em mais de 170 países, o Pacto Global das Nações Unidas – o UN Global Compact – é, desde 2000, a maior iniciativa em sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Fundada em 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU representa hoje a 4ª maior rede local, com mais de 700 signatários. O suporte diário aos signatários no país está a cargo da Secretaria Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, que funciona no Escritório Compartilhado da ONU, em São Paulo.

O compromisso do Grupo Nexxera, cuja sede fica em Florianópolis – SC, com a sustentabilidade, não é recente. Desde 2008, por meio do Instituto Nexxera, os principais pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental são trabalhados localmente pela instituição. Com as iniciativas, mais de três mil pessoas foram impactadas pelo Instituto, que proporciona espaços legítimos de formação e autonomia – seja no esporte, na cultura, meio ambiente e/ou na capacitação/qualificação profissional, contribuindo para a promoção da cidadania, da melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade do planeta.

“Para o Grupo Nexxera, é mais um passo em que mostramo-nos totalmente comprometidos em contribuir com uma empresa e um mundo melhor para se viver. São princípios que já viemos trabalhando na companhia e que fortaleceremos ainda mais. Cumprimos com rigor as relações no trabalho, respeitando todos os direitos humanos dos colaboradores do Nexxera. Também assumimos esforços com os princípios que envolvem Meio Ambiente e Corrupção, com ações cada vez mais efetivas de preservação ambiental, ética e integridade”, afirma o CEO do Grupo Nexxera, Edson Silva.

Os Dez Princípios

O Pacto Global advoga Dez Princípios derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. São eles:

1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência;
2. Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos;
3. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva;
4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5. Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva;
6. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego;
7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios
ambientais;
8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade
socioambiental;
9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente
responsáveis;
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.