Grupo Boticário lança 3ª edição do GB Ventures para acelerar startups de varejo e beleza

Grupo Boticário lança 3ª edição do GB Ventures para acelerar startups de varejo e beleza

O Grupo Boticário abre, nesta segunda-feira (23), as inscrições para a 3ª edição do GB Ventures — programa de aceleração que conecta startups de todo o território nacional a um dos maiores grupos de beleza do mundo. Para esta edição, a companhia procura de oito a 12 Beautytechs e Retailtechs que ofereçam soluções tecnológicas voltadas aos mercados de beleza e varejo, respectivamente. Pela primeira vez, além de DNVBs, o programa também será voltado para empreendedores do segmento de beleza com dispositivos que atendam e solucionem as dores e necessidades dos consumidores. As inscrições para o GB Ventures 2023 vão até o dia 14 de fevereiro e podem ser feitas no site do projeto).

Com duração de cinco meses, de maio a setembro deste ano, a 3ª edição do GB Ventures reserva experiências e oportunidades inéditas com foco na aceleração e desenvolvimento do negócio dos empreendedores selecionados. Pela primeira vez, o Grupo Boticário abre as portas do seu Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) — um dos mais avançados e tecnológicos do País localizado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) — para as DNVBs selecionadas.

Com o suporte de pesquisadores e profissionais especializados, os empreendedores terão a oportunidade de enviar amostras dos produtos desenvolvidos para a realização de testes de segurança, estabilidade, in vitro e até testes usados para a construção de claims de produtos. No mesmo complexo, as aceleradas também contarão com o laboratório de neurociência e suporte para a realização de focus group com consumidores. A dinâmica para acessar o Laboratório de P&D da companhia será detalhada ao longo do programa para as startups elegíveis.

Nesta edição, as startups também terão acesso aos multicanais do Grupo Boticário para a realização de testes e aprimoramento dos seus negócios. No hub de varejo, por exemplo, será possível ter contato com distribuidores e franqueados para a validação de soluções. No marketplace Beleza na Web os empreendedores terão a oportunidade de experimentar o canal de vendas a partir de testes de demanda e de comunicação. Já no canal B2B, o programa oferecerá suporte para a elaboração de um plano de go to market específico para o setor.

Como nas edições passadas, o programa disponibilizará diversos conteúdos para os empreendedores por meio de trilhas de conhecimento direcionadas para os segmentos de cada startup — beleza ou varejo. As trilhas serão compostas por mentorias conduzidas por executivos, líderes e especialistas do Grupo Boticário, além de palestras e workshops. Dentre os temas previstos para as trilhas destacam-se: produto, marketing, mídia, canais, tecnologia e operações.

A 3ª edição do GB Ventures foi construída a partir de um olhar aprofundado no negócio da companhia, a fim de garantir possibilidades de sinergia entre as startups e o Grupo Boticário durante e após o período de aceleração.

“Somos uma empresa inquieta por essência. Essa inquietude nos impulsiona diariamente para desenvolver produtos, serviços e soluções inovadoras e conectadas aos desejos e necessidades dos consumidores ao lado dos melhores parceiros e empreendedores”, diz Paulo Braga, Diretor de Corporate Ventures do Grupo Boticário. “Com o GB Ventures fortalecemos a conexão do Grupo com o ecossistema de startups, trazendo para dentro de casa o que há de mais novo, inovador e inédito no mercado. Ao mesmo tempo apostamos nessas startups, atuando ativamente para o seu desenvolvimento e aceleração para alcançar novos rumos e geração de negócios dentro e fora do Grupo. Em edições passadas do programa, algumas das startups aceleradas tornaram-se nossas fornecedoras, por exemplo”, complementa o executivo.

Acelerando a beleza

O Grupo Boticário considera a diversidade como uma das maiores alavancas de crescimento e inovação, sendo, portanto, um fator relevante e prioritário para a 3ª edição do GB Ventures. Startup com fundadores de grupos minorizados será considerado um diferencial no momento de inscrição, assim como empreendedores donos de tecnologias inclusivas, especialmente para pessoas 50+ e outros grupos minorizados. A diversidade geográfica é outro diferencial. Como o programa será realizado de forma 100% online, empreendedores de todo o País poderão participar.

Dentre os demais requisitos para o processo seletivo no GB Ventures 2023, destaca-se o nível de maturidade das startups. Esta edição selecionará startups que estejam na fase de operação, ou seja, que já tenham encontrado o “problem market fit” e estejam em busca do “product market fit”. Ou seja, aquelas que já possuem um MVP validado, com clientes e time, além dos fundadores. Especialmente para Beautytechs com dispositivos (devices), o critério de seleção também irá considerar aquelas com devices em estágio inicial, mesmo que ainda não tenham sido validado.

Outro ponto é ser uma startup de base tecnológica, que solucione problemas reais dos consumidores de varejo ou beleza, que use dados na sua tomada de decisão e que possam atingir larga escala e sem viés de consultoria.

“Temos muito a oferecer, a ganhar e a crescer em conjunto com as startups participantes do nosso programa de aceleração. Estamos no mercado há mais de 40 anos e mantemos o olhar atento às inovações incrementais e disruptivas, ao mesmo tempo que promovemos o crescimento e tração das startups, acreditamos que ajudando estas empresas e empreendedores a crescer, contribuímos para o fortalecimento e desenvolvimento do nosso ecossistema de beleza. Esta é a missão do GB Ventures, contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do nosso ecossistema de beleza”, conclui Paulo Braga.

Ao todo, 21 startups já foram aceleradas pelo Grupo Boticário, sendo 13 delas na 1ª edição do GB Ventures e oito na 2ª edição.

3ª edição do GB Ventures
Período de inscrições: de 23/01/23 a 14/02/23

Site para inscrições e mais informações: Aqui

Comments are closed