Na corrida por talentos, empresas brasileiras do segmento de tecnologia que já estão consolidadas no mercado adotam iniciativas semelhantes às praticadas por startups e gigantes internacionais, investindo em ações que inovam a gestão de pessoas. Desde o fomento a capacitação de quem não atua na área de tecnologia mas quer ingressar no segmento, até o cuidado na saúde dos colaboradores. Além de impactar na retenção dos profissionais que já estão nas companhias, as medidas também são úteis na atração daqueles que estão de olho em empresas engajadas no bem estar dos seus times.
Veja iniciativas praticadas por companhias brasileiras que hoje somam mais de 150 vagas abertas:
Capacitação de PCDs e jovens estudantes — em parceria com o Sesi/Senai, a Softplan desenvolve programas de capacitação em tecnologia para estimular o aprendizado daqueles que querem trabalhar na área. Uma das iniciativas é o Softplay, que capacita de forma técnica Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitados para trabalharem em TI. Na primeira turma, 10 alunos passaram por 40 dias de capacitação, aprendendo sobre lógica, atendimento, relacionamento e práticas de empresas. Dos 10 alunos, 9 foram contratados pela Softplan. Outro programa desenvolvido pela empresa é o Codificando o Futuro, em parceria com o Senai, voltado para capacitar alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, com condições financeiras não favoráveis. Durante um ano e meio, os alunos realizam um curso técnico de análise de sistemas no Senai, enquanto a Softplan promove palestras e encontros mensais sobre assuntos técnicos e comportamentais. A primeira turma do projeto se formará em dezembro, e conta com 36 alunos. Parte das pessoas desse projeto estão em processo de seleção na Softplan, que hoje está com 90 vagas abertas. Há 29 anos no mercado, a empresa é uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, com 1,9 mil colaboradores, reconhecida como uma das 20 melhores empresas do Brasil para se trabalhar pelo ranking GPTW (Great Place to Work), em 2018. Interessados podem consultar as vagas no site www.softplan.com.br/carreira/.
Oportunidade de fazer carreira na empresa – Na Unifique, a função de Assistente de Suporte Técnico é uma porta de entrada para quem quer conhecer várias tecnologias ao mesmo tempo e, quem sabe, no decorrer do tempo, escolher uma delas para se especializar e fazer carreira no setor de telecom e TI. Cátia Calliari, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, ressalta que o Assistente de Suporte Técnico da Unifique não é um mero atendente de telefone e anotador de problemas. “Pelo contrário, ele é um solucionador. Ao buscar a resolução, adquire uma bagagem importante sobre diferentes tecnologias e serviços”. A Unifique está com 45 vagas abertas para trabalhar em seis cidades de Santa Catarina: Timbó (37), Itajaí (2), Joinville (2), São José (2), Lages (1) e Balneário Camboriú (1). Quase metade das vagas (20) são para o cargo de Assistente de Suporte Técnico. Todas as vagas abertas podem ser ocupadas por Pessoas Com Deficiência (PCDs). Para se candidatar, basta fazer o cadastro por meio de formulário disponível na seção Trabalhe Conosco no site da Unifique https://unifique.com.br/institucional/trabalhe-conosco.
Ambulatório para consultas na própria empresa — para auxiliar colaboradores poupando tempo e melhorando a mobilidade para a realização de consultas médicas, a Dígitro Tecnologia, que atua há mais de 40 anos desenvolvendo softwares para comunicação corporativa e inteligência, fez uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis e instalou um consultório dentro da companhia. Semanalmente, os funcionários podem receber um atendimento primário e personalizado na modalidade de Atenção Integral à Saúde, e conta com uma equipe especializada em Saúde da Família, composta por enfermeira e médico. De acordo com Carla Fernandes Garcia, da Gerência de Recursos Humanos da Dígitro, ter um consultório médico dentro da empresa facilita e estimula o colaborador a cuidar da sua saúde. “Contamos com um atendimento personalizado, com agendamento de consultas e retornos de forma fácil e rápida e atendimento com hora marcada dentro da própria empresa, poupando o tempo do colaborador com deslocamentos de trânsito e esperas. Temos também a possibilidade de oferecer um atendimento pontual em situações de emergências, uma vez que existem horários na agenda para este tipo de demanda. Os custos do serviço não são repassados ao colaborador”, explica Carla. Atualmente, trabalham na Dígitro cerca de 370 colaboradores. A empresa está com 20 vagas abertas, disponíveis para consulta no site www.digitro.com/carreira/