A 1ª edição do Prêmio Destaque Energia 2020, do GPTW, teve 41 empresas inscritas, representando mais de 43 mil funcionários em todo o Brasil. Para esta edição, 15 empresas foram premiadas, sendo 05 de Geração, Distribuição e Transmissão, 05 de Comercialização, e 05 de Cadeia de Valor.
Essas companhias de Energia estão presentes em sete Estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins. Entre as premiadas estão: a Celeo Redes Brasil, 2W Energia e CENEGED.
Os estudo do Great Place to Work® apontou ainda a oportunidade de crescimento profissional (plano de carreira), qualidade de vida e alinhamento de valores como os principais motivos pelos quais os funcionários permanecem nessas organizações, consideradas as melhores para se trabalhar no segmento de Energia do Brasil.
Entre as análises dos profissionais que atuam no setor, foi revelado que 40% tem mais de 55 anos e 84% dos quadros de funcionários das empresas são ocupados por homens. No entanto, 77% das companhias premiadas contam com um profissional responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. E 57% das empresas permite que os colaboradores participem de programas de voluntariado no horário de trabalho.
Benefícios em alta
Cerca de 71% das empresas que figuram no ranking das melhores do Brasil no setor de Energia oferece bolsas de estudos para graduação ou pós, 57% tem mentoring e 50% oferece bolsa para cursos de idiomas.
Para Roberto Mosimann, diretor executivo da regional Rio de Janeiro do GPTW, nos últimos anos o segmento como um todo vem se aproximando da consultoria, tanto por fortalecimento de marca como para melhoria nos processos de gestão das empresas.
“A importância desta aproximação é que, com a incorporação da nossa metodologia, todos ganham, a empresa, as pessoas e a sociedade. Esse crescente interesse impulsionou o GPTW a criar um destaque especial para as empresas do setor, onde reconhecemos excelentes ambientes de trabalho através da aplicação da nossa metodologia”, explicou Roberto.
Para receber a certificação do Prêmio é preciso ter no mínimo 30 funcionários no Brasil e a classificação nacional de atividades econômicas (CNAE) deve estar relacionada com Indústria de Energia (Geração, Transmissão e Distribuição).
Premiadas Energia 1ª Edição – Geração, distribuição e transmissão
Celeo Redes Brasil
Energisa Tocantins
EPASA – Centrais Elétricas da Paraíba
GNA – Gás Natural Açu
Transmissora Aliança de Energia Elétrica
Premiadas Energia 1ª Edição – Comercialização
2W Energia
Casa dos Ventos Energias Renováveis
Esfera Energia
Kroma Energia
Safira Energia
Premiadas Energia 1ª Edição – Cadeia de valor
CENEGED
Cotesa
Portal Solar
RDE – Referencial Desenvolvimento Energético
Teccel Engenharia