Hoje, o Google Cloud anunciou novos aprimoramentos e recursos de IA para bancos de dados e portfólios de análise de dados para impulsionar a inovação em toda a empresa. Essas atualizações contextualizam a próxima fase da análise e de banco de dados com o surgimento da IA generativa.
As atualizações para análise de dados incluem:
- O Gemini 1.0 Pro está agora disponível para clientes do BigQuery por meio do Vertex AI. A partir dessas novas integrações com o Vertex AI, engenheiros e analistas de dados agora podem usar modelos Gemini para recursos multimodais e de raciocínio avançado para seus dados do BigQuery.
- Nova integração do BigQuery com Vertex AI para texto e fala. Disponíveis em versão preview, esses novos recursos ajudam as empresas a extrair insights de dados não estruturados, como documentos e arquivos de áudio, desbloqueando novos cenários analíticos que combinam dados não estruturados com dados de negócios estruturados.
As atualizações para bancos de dados incluem:
- O AlloyDB AI agora está com disponibilidade geral e foi projetado especificamente para ajudar a simplificar a construção de aplicativos corporativos de IA generativa. Ele é executado em qualquer lugar, inclusive no ambiente on premise e em outras nuvens, e oferece desempenho superior para cargas de trabalho transacionais, analíticas e vetoriais.
- Visualização pública dos recursos de pesquisa vetorial no Spanner, Memorystore para Redis e Cloud SQL para MySQL. Todos esses recursos se unem aos recursos integrados de pesquisa vetorial existentes no AlloyDB e Cloud SQL para PostgreSQL, enquanto Firestore e Bigtable oferecem suporte a casos de uso de pesquisa vetorial por meio de suas integrações com Vertex AI.
- Novas integrações para LangChain em todo o portfólio de banco de dados do Google Cloud. Incluindo integrações LangChain com armazenamentos de vetores, carregadores de documentos e memória de mensagens de chat.
O Google Cloud também está lançando um novo relatório realizado pela Enterprise Strategy Group (ESG), onde explora as vantagens do BigQuery em comparação a soluções alternativas, além do Relatório de Tendências de Dados e IA de 2024, que fornece insights valiosos para organizações que buscam capitalizar a IA generativa dentro da empresa.