Fazer compras e vendas pela internet já está mais fácil. A partir de hoje, o Letsell já está disponível para download gratuito na Google Play e App Store. O aplicativo foi desenvolvido para permitir a realização de compras e vendas pelo Instagram. Com investimento inicial de R$ 160 mil, o app foi lançado no Brasil e em mais sete países, como Estados Unidos, Espanha e Alemanha e está disponível em inglês, espanhol e português.
Criado em outubro de 2010, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares, alcançando a marca de mais de 300 milhões de usuários no final de 2014. Devido ao grande alcance da rede e o aumento do comércio online, a empresa Gerencianet viu a oportunidade de criar uma forma de possibilitar os negócios diretamente pela ferramenta. Só no ano passado, as transações pela internet cresceram mais de 19% no Brasil, segundo dados do eMKeter.
De acordo com o CEO da Gerencianet, Evanil de Paula, o aplicativo foi criado para pessoas comuns anunciarem objetos que desejam vender, sejam novos ou usados, mas pode ser utilizado também por empresas que querem começar a vender pela internet ou aumentar a exposição dos produtos na rede.
O app permite que toda a transação seja realizada pelo celular e possui ferramentas que auxiliam no processo, como o chat online, que serve como canal direto para a negociação de vendedores e compradores, e o campo de inserção do endereço de entrega para cálculo do frete. No app, o usuário pode acompanhar todas suas compras, vendas e histórico de negociações e alterar os dados cadastrais.
Outra facilidade é a integração com o PayPal, que já atua em vários países e, por isso, facilita o processo de pagamento, permitindo também a negociação entre pessoas de países diferentes. O vendedor só paga a taxa quando uma venda é efetivada. O comprador não paga nada além do valor da compra.
“O app traz uma abordagem inovadora e diferente de outras propostas existentes no mercado para a venda de produtos pelo Instagram. Procuramos oferecer em uma única aplicação todo o processo do e-commerce, da inclusão do item pelo vendedor até o pagamento do comprador, tudo de forma simples e segura”, explica Evanil.