Programa de desafios de inovação aberta chega à 5ª edição e apresenta oportunidades para startups e spin-offs
Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Gerdau Challenge FIEMG Lab, programa de inovação aberta criado pelo FIEMG Lab, com o objetivo de identificar e testar tecnologias que possam solucionar desafios propostos pela indústria. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é uma das chamadas “Indústrias do Futuro” do FIEMG Lab.
“Estamos muito animados com a execução de mais um ciclo de parceria com a Gerdau. Já realizamos mais de 15 projetos de inovação aberta via Gerdau Challenge FIEMG Lab que trouxeram diversos resultados e aprendizados e agora não será diferente”, destaca a coordenadora do FIEMG Lab, Bruna Silva.
O programa oferece diversos benefícios para as startups e spin-offs participantes. Entre eles, estão oportunidades de negócios, realização de provas de conceito remuneradas, oportunidade de expansão da solução após a validação do teste, colaboração e aprendizado entre FIEMG Lab e a equipe de especialistas da Gerdau, além de apresentar a solução da startup para diversas áreas da indústria.
A prova de conceito para o Gerdau Challenge FIEMG Lab contempla testes práticos, executados em ambientes controlados e em um curto espaço de tempo de conceitos, tecnologias ou funcionalidades essenciais de uma solução. “O intuito é verificar a viabilidade para utilização no dia a dia do cliente e seu potencial de geração de resultados positivos”, acrescenta Bruna Silva.
O responsável pelo Programa na Gerdau, Kaio Andriani, explica que a inovação faz parte da estratégia de negócio da indústria e a parceria com o FIEMG Lab, iniciada há cinco anos, é uma oportunidade de conhecer e construir produtos com avanços tecnológicos pautados nas reais necessidades das indústrias. “A Gerdau acredita na relação de impacto entre startup e indústria para a construção de soluções inovadoras e competitivas. A inovação está no DNA da companhia e, por meio do Gerdau Challenge FIEMG Lab, teremos a oportunidade de atuar na solução dos desafios propostos”, enfatiza.
O programa busca por startups ou spin-offs que possam solucionar os seguintes desafios: Contagem e identificação de pragas exóticas de eucalipto e Eliminar a exposição do operador no carregamento de chapas grossas. Para mais detalhes, acesse o site do programa.
Em 22 de janeiro, às 14h, o FIEMG Lab e a Gerdau vão realizar um Webinar on-line para detalhar os desafios desta edição e responder às perguntas dos interessados em participar do programa. As inscrições devem ser feitas no site.