A GEMÜ do Brasil, reconhecida pela produção de válvulas e equipamentos de alta tecnologia, está adotando iniciativas que destacam seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Desde sua fundação em 1981, a empresa se dedica ao desenvolvimento de soluções para diversos setores industriais, sem deixar de lado a preservação ambiental e o apoio às comunidades locais.
Parcerias do Bem
Recentemente, a multinacional, com sede em São José dos Pinhais (PR), firmou parcerias com as empresas Uniformes do Bem e Zero Waste Brasil, focadas em alternativas sustentáveis para a destinação de resíduos.
Estas empresas desenvolvem projetos específicos que visam oferecer soluções ambientalmente corretas para resíduos que muitas vezes são enviados para aterros industriais ou coprocessados, priorizando o reuso ou a reciclagem e fomentando a economia circular. É o caso dos resíduos de borracha e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), que antes eram coprocessados, ou seja, transformados em combustíveis alternativos para fornos industriais, e agora são reprocessados e transformados em matéria-prima para a fabricação de outros produtos, como móveis, pisos e cobertores eco sustentáveis. Além disso, a Uniformes do Bem Ltda propõe uma abordagem socioeconômica, auxiliando na geração de renda dos trabalhadores de cooperativas de catadores de materiais, e doando parte dos cobertores confeccionados através do projeto para instituições selecionadas. “Estamos transformando nossos resíduos em recursos que podem ajudar outras pessoas”, destaca Fabio Kuriyama, Supervisor de Qualidade e Meio Ambiente da GEMÜ do Brasil.
Em uma iniciativa adicional, a GEMÜ eliminou o uso de copos plásticos em seu refeitório e nas máquinas de café, reforçando a necessidade de uma nova consciência ambiental. Um copo plástico, que tem vida útil média de apenas 13 segundos, pode levar até 400 anos para se decompor.
Compromisso com a Comunidade e Cultura Sustentável
Kuriyama explica que o objetivo da multinacional vai além de ações pontuais: trata-se de uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade. A GEMÜ promove atividades comunitárias, como a revitalização de uma creche local, onde os funcionários da indústria pintaram as grades e deram um ar mais alegre ao ambiente que acolhe crianças.
Em datas especiais, como no dia da criança, os funcionários da multinacional alemã embalam e distribuem kits de doces em escolas próximas à empresa. “Essas iniciativas, realizadas com a colaboração dos funcionários, visam apoiar a educação infantil e fomentar a conscientização sobre a importância da atuação social dentro e fora do contexto industrial”, completa.
Educação e Conscientização Ambiental
A GEMÜ também abre suas portas para visitas técnicas de alunos de escolas da região, permitindo que as crianças conheçam os processos industriais e compreendam a importância da tecnologia e da sustentabilidade. “Essas ações são um marco para nós na área ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Buscamos assegurar o crescimento sustentável, evidenciando nossa preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social”, explica Fabio Kuriyama.
Gemü Possui Certificação EcoVadis: Um Diferencial em Sustentabilidade
A multinacional Gemü conta com a certificação EcoVadis, uma plataforma que auxilia empresas na gestão de riscos e na conformidade com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). Essa certificação destaca a empresa em um cenário cada vez mais voltado para a sustentabilidade, evidenciando seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social.
Para Fabio Kuriyama, a certificação EcoVadis representa um importante diferencial para a Gemü, posicionando-a entre as indústrias que realmente buscam promover a sustentabilidade e a educação ecoambiental necessárias para atuar como uma verdadeira indústria 5.0. Com essa certificação, a Gemü reafirma sua determinação em impactar positivamente sua cadeia de valor e o meio ambiente”, finaliza.
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Líder de aquisição de talentos está entre os cargos em alta para o próximo ano no setor de RH, segundo o PageGroup. Conheça a lista completa
- Pesquisa RADAR FEBRABAN Especial – Maioria dos brasileiros quer regulação forte das BETS
- Veja as 5 perguntas mais feitas para os jovens durante uma entrevista de emprego
- Mais empáticas e assertivas: especialista aponta vantagens competitivas da presença feminina no setor de tecnologia