A 24ª edição do Futurecom 2024, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, será realizado de 8 a 10 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, e terá como tema o tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”.
Serão mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que contará com grandes marcas confirmadas. A expectativa é levar ao evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.
Uma das novidades que serão apresentadas durante a feira será o lançamento do Wi-Fi 7, inovação que transformará a experiência do usuário, oferecendo maior velocidade na transmissão de dados, baixa latência e maior capacidade para múltiplos dispositivos conectados.
Uma maquete retratará o entorno de uma estação de metrô com diversas soluções de conectividade que irradiam sinal das operadoras de telefonia em ambientes internos para banda larga corporativa; outra para serviços de banda larga residencial. Torres de BTS Rooftop estarão instaladas no alto de edifícios em mobiliário urbano, como bancos de praça e floreiras, para conectividades discretas.
Inovações para dispositivos IoT, com tecnologia customizável, serão apresentadas para utilização em setores como indústria, agronegócio e saúde. O GECO (Gesture Controller) AI utiliza visão computacional, inteligência artificial, automação e redes 5G privativas para controle por gestos, com resposta em tempo real, como, por exemplo, para acender uma lâmpada.
Sustentabilidade é uma preocupação crescente e no segmento de tecnologia não poderia ser diferente. Será apresentada uma antena verde, projetada para redes 5G. Com arquitetura modular, ela otimizará o desempenho energético e reduzirá o potencial de economia em até 20%. A antena utiliza materiais recicláveis em sua construção, tornando-a uma solução sustentável para diversos cenários, incluindo áreas urbanas densas, zonas rurais e ferrovias.
O Futurecom em parceria com a Consultoria Omdia apresentará no dia 9 de outubro, às 15h, um estudo exclusivo sobre a implantação do 5G no mundo. O relatório avalia os vários impulsionadores e inibidores do crescimento futuro, incluindo aplicações que inserem Inteligência Artificial. Estarão presentes Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets e Ari Lopes, gerente sênior de Service Providers Americas da Omdia.
No Brasil, consumidores de serviços digitais têm uma taxa de adoção de ChatGPT e ferramentas de GenAI similares, acima da média global, com 73%. A média global aponta para uma média de 66% de utilização. O Brasil fica atrás apenas da Índia, China, Egito e Arábia Saudita.
Entre os painelistas de destaque na edição do Future Congress desse ano estão: Nicholas Galano, executivo da Starlink Sales e da SpaceX, que participará do debate sobre “Satélites: panorama do mercado nacional e internacional”; e Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU, no painel “Neoindustrialização brasileira: como impulsionar a inovação e a competitividade da indústria”.
Alguns líderes de empresas e instituições confirmados: Arthur Coimbra, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Rodrigo Robles, oficial de Programas da União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU): Jose Otero, vice-presidente Latin America & Caribbean da 5G Americas: Ivan Ianelli, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest); Ricardo Brandão, diretor-executivo de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee); Fernando Degobbi, CEO da CooperCitrus; Ana Margarida Castro Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa; Sandro Tavares, Global Director, Telecom Marketing da Dell Technologies; Israel Guratti, membro da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); Tomás Balistiero, Chief Operating Officer (COO) da Citrosuco; Cristina Cestari, CIO da Volkswagen; Chris Penrose, Global Head Business Development – Telco da Nvidia; Artur Coimbra e Alexandre Freire, conselheiros da Anatel; e Leon Taiman, Global Practice Lead, Telecom & Edge da Dell Technologies.
O evento também contará com a presença de autoridades como Juscelino Filho, Ministro das Comunicações; Sônia Faustino Mendes Secretária Executiva do Ministério das Comunicações; Hamilton Mendes, diretor de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Katia Cardoso, gerente de Projetos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Ana Euler, diretora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Felício Ramuth, Vice-Governador do Estado de São Paulo; Vahan Gopyan, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo; Humberto de Alencar, Secretário Adjunto Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo; Fabio Zelenski, diretor de Marketing do São Paulo Convention & Visitors Bureau; André Gustavo Souza Garbosa, Presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); Cel. Domenico Merrichelli, chefe da coordenadoria de Gestão e inovação (CGI/DCTA) da FAB; Cel. Luis Renato Horta de Castro, chefe da Seção de Portfólio e Transparência de Tecnologia da CGI/DCTA da FAB.
O palco Future Congress apresentará a nova industrialização digital brasileira, as aplicações inovadoras da Inteligência Artificial, assim como os formatos de redes para o funcionamento de todo o ecossistema e a nova rede 6G, que contará com a presença de especialistas e estudiosos desses e de outros temas prementes em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Já o palco Future GOV abordará discussões efetivas de temas que abordam inovação, governança e educação (seus impactos para a sociedade), além da transformação digital nos espaços urbanos e na cidadania digital inclusiva.
Estratégias e Metodologias para identificação de vulnerabilidades e mitigação de riscos, ransomware, soluções de backup avançadas, planos de resposta a incidentes, colaboração entre segurança e desenvolvimento (DevSecOps), segurança e forças armadas, rastreamento, segurança e monitoramento, regulação e política nacional de cibersegurança, entre outros, serão os temas abordados no palco Future Cyber.
A discussão do futuro do agronegócio – da implementação de IA, monitoramento, automação, sustentabilidade e desafios em cada negócio e região e negócio –, terá protagonismo no Auditório 1.
O painel “Conectividade no Agronegócio – Como as tecnologias inovam o dia a dia do produtor rural” contará com a mediação de Paola Campiello, presidente da Conectar Agro. Participarão do debate: Eder Junqueira, gerente de TI da Jalles Machado; Edi Fiori, CIO da São Martinho; Guilherme Alonso Martins, supervisor de Transformação Digital da Usina Santa Adélia; e Paulo Macedo, diretor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da PB Bunge. A discussão será no dia 8 de outubro, às 15h, na Arena Future Talks.
O Auditório 2 debaterá o futuro do 5G na América Latina, compartilhamento de postes, o que esperar do 6G, cabos submarinos, os impactos da reforma tributária no mercado de telecomunicações e redes neutras.
- Previsão de otimismo empresarial no Brasil cai para 2025, aponta relatório
- Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 9,8% em 2025
- Ade Sampa abre inscrições para o programa VAI TEC, com aporte de R$50 mil
- LWSA abre inscrições para Programa de Estágio com foco em tecnologia e negócios
- Brasil está entre os países que mais usam IA generativa no mundo, mostra pesquisa do Google e Ipsos