Fujitsu apresenta o futuro da Inteligência Artificial com tendências e tecnologias para a supercomputação

Compartilhar

A Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação, apresentou o futuro da Inteligência Artificial (IA) durante a conferência anual ISC High Performance, realizada na Alemanha, no último mês. No evento, a companhia trouxe inovações tecnológicas que visam otimizar processos de negócios, incluindo as vantagens da Inteligência Artificial. Outra novidade foi o anúncio do status de desenvolvimento e os detalhes técnicos do Fugaku, o sucessor do K computador.

Entre as novidades apresentadas no ISC 2019, destaca-se o Deep Learning, uma tecnologia baseada em inteligência artificial que, cada vez mais, tem desempenhado um papel importante no fornecimento de automação inteligente em diversos setores da indústria. A solução utiliza redes neurais complexas para trabalhar dados em grande escala, e minimiza o tempo de aprendizagem para a inteligência artificial. São vários benefícios entre eles: maior eficiência e custos reduzidos no treinamento de IA. Esses fatores ajudam a gerar oportunidades de receitas adicionais, além de indicar novas oportunidades de negócio.

A empresa também falou sobre o Fujitsu AI Zinrai Deep Learning System, o inovador sistema de aprendizagem impulsionado pelo chip DLU. A solução expande os limites do Deep Learning e fornece um desempenho dez vezes maior do que existe atualmente. Isso acontece por causa da significativa redução do tempo necessário para treinar e testar modelos de IA.

Tecnologias importantes para o Deep Learning

O chip DLU, possui um acelerador rápido e eficiente, o Deep Learning Integer (DL-INT), uma solução em formato numérico adaptável, que permite alto desempenho e precisão. E uma nova tecnologia de interconexão específica de domínio e taxa de transferência paralela para redes neurais de grande escala.