A Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizadas, anunciou hoje a aquisição da Panopta, uma empresa inovadora em plataformas SaaS que fornece visibilidade completa e gerenciamento automatizado do estado de uma rede corporativa, incluindo servidores, dispositivos, rede, contêineres, aplicações, bancos de dados, dispositivos virtuais e infraestrutura em nuvem.
As empresas estão acelerando suas iniciativas de inovação digital, e a experiência do usuário determina o sucesso de uma aplicação. Garantir que a infraestrutura tenha 100% de disponibilidade é fundamental. A solução baseada em nuvem da Panopta oferece uma imagem completa de cada serviço, dispositivo de rede e aplicação em qualquer implantação, seja contêiner, nuvem, on-premises ou híbrido. O Fortinet Security Fabric, combinado com a plataforma escalonável de monitoramento e diagnóstico de rede da Panopta, permite que a Fortinet ofereça a solução mais abrangente de gerenciamento de operações de rede e segurança para empresas ou provedores de serviços.
“Dada a natureza complexa e distribuída de muitos ambientes de TI, as organizações precisam de uma rede segura e de alto desempenho para realizar com sucesso suas iniciativas digitais de negócios. Com a convergência de segurança e rede, por meio de uma abordagem de rede baseada em segurança, as organizações podem obter a conectividade e o desempenho que são cruciais para proteger os negócios hiperconectados de hoje”, explica Ken Xie, fundador, presidente do Conselho e CEO da Fortinet. “A aquisição da Panopta pela Fortinet complementa nossa oferta de segurança de classe mundial com uma plataforma SaaS que fornece mais visibilidade de rede e uma solução ágil para ambientes híbridos, incluindo redes de borda e nuvem, para alcançar ainda mais segurança e eficiência empresarial.”
Além de aumentar ainda mais a segurança e o desempenho da infraestrutura de rede híbrida dos clientes, a solução combinada deve melhorar o monitoramento em tempo real e a eficácia da infraestrutura que alimenta os serviços de segurança da Fortinet, incluindo aqueles baseados na nuvem. Por exemplo, o serviço SASE, o e-mail, a análise de segurança e os firewalls de aplicação WEB se beneficiarão do monitoramento e diagnóstico contínuos fornecidos pela plataforma da Panopta. A integração entre a solução da Panopta e o firewall de próxima geração FortiGate e a solução Secure SD-WAN da Fortinet melhorará ainda mais a conectividade e o desempenho da SD-WAN. Além disso, a integração do gerenciamento automatizado de incidentes da Panopta com a plataforma SOAR da Fortinet pode fornecer uma visão única da plataforma para as equipes de TI diagnosticarem e resolverem os incidentes de rede em tempo real de forma proativa.
A plataforma da Panopta foi projetada para ser amigável aos parceiros de negócios, capacitando MSSPs e parceiros de valor agregado para integrar facilmente a solução multi-tenant em sua própria oferta e agregar valor rapidamente aos clientes finais. O controle de acesso baseado em funções da solução Panopta oferece uma camada granular de governança entre os clientes e também dentro das equipes do Centro de Operações de Rede (NOC) e do Centro de Operações de Segurança (SOC).
No ambiente atual de trabalho remoto, a disponibilidade, o desempenho, a segurança e a qualidade de uma aplicação e seus componentes impactam a experiência do usuário final. A solução da Panopta analisa as métricas do estado da rede e o desempenho da aplicação para identificar áreas de problemas potenciais que podem afetar o acesso do usuário e permite uma solução rápida e automatizada (também chamada de Monitoramento de Experiência Digital ou DEM).
Com a aquisição da Panopta, a Fortinet oferecerá a plataforma de rede baseada em segurança mais abrangente do setor, adicionando novos recursos de monitoramento, detecção e resposta a incidentes da rede. Os recursos incluirão:
• Monitoramento unificado e gerenciamento automatizado de incidentes que reduz os tempos de resposta e resolução para as equipes NOC, ao mesmo tempo que ajuda a superar os SLA (Acordo de Nível de Serviço, da sigla em inglês).
• Mais de 50 pontos globais de presença (PoPS) com sondas de baixo custo para simular o desempenho e a latência da aplicação, que podem impactar a experiência do usuário final (também conhecido como monitoramento de transação sintética).
• Monitoramento nativo da nuvem para cargas de trabalho Kubernetes e PaaS no AWS e Azure.
• Fluxos de trabalho de alerta totalmente configuráveis com integrações out-of-the-box para empresas terceirizadas e ferramentas de comunicação modernas.
• Outra oferta de serviço amigável ao ecossistema de primeira classe da Fortinet, que permanece fiel ao compromisso contínuo da empresa com seus valiosos parceiros.
Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.