Fintech representa o Brasil em prêmio internacional de tecnologia

Compartilhar

Nexoos Cofundadores

O cenário das fintechs, startups que atuam no mercado financeiro, está se consolidando cada vez mais no Brasil. O país é o que mais possui fintechs na América Latina, com mais de 200 empresas que, de acordo com projeções da Goldman Sachs, devem faturar R$75 bilhões nos próximos 10 anos.

Uma forma desse reconhecimento internacional é o BBVA Fintech Awards, premiação do setor que elege anualmente as melhores fintechs do mundo em diversas categorias.

Este ano a fintech de empréstimos e investimentos coletivos Nexoos foi a única brasileira a ser selecionada como finalista e concorre na categoria Inteligência Artificial.

A empresa trabalha com empréstimos coletivos, ou peer-to-peer lending, um modelo que conecta pequenas e médias empresas com pessoas físicas interessadas em opções de investimento mais rentáveis. “A Nexoos utiliza tecnologia e inteligência artificial para otimizar o processo de análise de crédito. Dessa forma conseguimos taxas mais atraentes para empresários e investidores”, conta o CTO da empresa, Murilo Bássora.

Hoje mais de 90% do processo de análise de crédito da startup é automático. Uma das estratégias usadas é o uso de fontes de dados alternativas: “usamos dados de consultas automatizadas aos bureaus de crédito, pré-análise automática, e até avaliações de redes sociais”, diz Murilo.

“O BBVA é o prêmio mais importante do setor. Estamos muito felizes pelo reconhecimento, pela oportunidade de entrar em contato com startups inovadoras do mundo inteiro e por representar o Brasil nessa competição de prestígio internacional”, avalia Daniel Gomes, CEO da Nexoos.

O banco espanhol BBVA é um dos pioneiros mundiais no fomento às fintechs. A startup brasileira compete com empresas da Europa, América Latina e Oriente Médio.

O vencedor receberá €30 mil, mentorias de profissionais sênior do banco BBVA e participará da conferência anual promovida pela instituição espanhola. A premiação acontecerá em Copenhague entre os dias 26 e 28 de junho durante a conferência Money 20/20.