Feiras de negócios investem em tecnologia para levar experiência ao público

Compartilhar

As feiras de negócios sempre foram um termômetro da indústria e do mercado e, diante das novas tecnologias interligadas e conectadas, não seria surpreendente liderar avanços e promover inovações.

Este nicho de médias e grandes feiras segmentadas que, em 2016, movimentou cerca de R$ 16 Bilhões só na cidade de São Paulo, é uma das principais pontes de conhecimento, de onde surgem revolucionárias tendências tecnológicas para facilitar a produção e aperfeiçoar o tempo de utilização das máquinas e equipamentos usados pela indústria. “Em nossos eventos, procuramos proporcionar aos visitantes a experiência de vivenciar tudo o que há de mais moderno e qualificado. Por isso, investimos fortemente na exposição in loco dos equipamentos, além de seminários e workshops para apresentar o que ainda está nascendo”, afirma Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.

A Feimec, por exemplo, foi o primeiro evento a trazer a indústria 4.0 para dentro de uma feira de negócios no Brasil. “Personalização é a palavra do futuro para o setor industrial e a indústria 4.0 é o ápice da tecnologia no mundo, pois só ela é capaz de fazer com que máquinas de diferentes marcas conversem entre si, produzindo um produto de fábrica altamente qualificado e personalizado”, realça Marco.

O sucesso foi tão grande, que a Expomafe 2017 também apostou na demonstração da indústria 4.0, além do seminário internacional “Protocolo de Comunicação”, que mostrou como funciona, de fato, toda essa comunicação entre diferentes tecnologias para aumentar não só a produção, como principalmente a personalização. O evento contou também com a criação de um estande temático que, com o apoio da tecnologia, falou especificamente sobre o setor de máquinas e equipamentos agrícolas.

Além disso, a edição de 2017, da Fispal Tecnologia traz como um dos principais atrativos um demonstrador da indústria 4.0, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Localizado numa área de 300m², o espaço possibilitará que os visitantes se encontrem dentro de uma linha de produção, quando se explanarão as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente da Indústria 4.0. O demonstrador promoverá uma inédita experiência de acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.

Conectadas às novidades tecnológicas, as feiras Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café, levaram aos visitantes, criações como, o WonderFi, uma verdadeira revolução em serviço de internet inteligente, e o Robô Cube, máquina automatizada de sorvete que faz todo o serviço ao toque de uma tela. Os eventos apostaram em uma das tendências do segmento para os próximos anos: a autonomia compartilhada entre consumidores e estabelecimentos. “A tecnologia tem sido uma aliada imprescindível para quem realiza grandes eventos de negócios. Seja para otimizar recursos, mostrar e multiplicar as novidades no mundo digital ou mesmo para ajudar a acomodar e transportar pessoas. Está presente em todos os elos da cadeia”, afirma Marco.

Para atender quem está do outro lado do balcão, o consumidor, a Fispal Food Service mostrou uma série de lançamentos em “autoatendimento” através de dispositivos touch. Um deles é o FACILITE, sistema que estará disponível para pizzarias, padarias, lanchonetes, restaurantes e bares, com os quais o cliente poderá realizar o pedido de forma rápida e conveniente: diretamente do Smartphone.

Já a Agrishow apostou na arena do conhecimento, um espaço onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias para o agronegócio, que contribuem para o aperfeiçoamento das atividades dos produtores rurais com uma programação abrangente, com painéis sobre o futuro das máquinas, lavouras conectadas e apresentações de startups inovadoras. O evento mostrou o que o futuro reserva na área de tecnologia para o agronegócio, como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Para o mundo do franchising, a ABF, em conjunto com a Informa, criou o Smart Mall: um espaço que demonstra de forma interativa as tendências tecnológicas aplicadas ao varejo, em sintonia com os conceitos discutidos no Brasil e no mundo. O objetivo é proporcionar experiências com as soluções tecnológicas e inovações utilizadas em lojas e shopping centers, focadas em:

• Aumentar a produtividade e eficácia com melhores controles;

• Diminuir custos de mão-de-obra, facilitar treinamentos e planejamentos;

• Otimizar a gestão comercial e o controle de estoques;

• Proporcionar uma experiência única e inesquecível para o cliente.