Inovação e tecnologia são palavras-chave para vencer o cenário desafiador que o ano de 2016 impõe aos varejistas brasileiros. Com o objetivo de aprender, compartilhar experiências e discutir os rumos da transformação digital no setor que CIOs e especialistas se reunirão na 5ª edição do Congresso TI & Varejo, que será realizado no dia 18 de agosto no WTC, em São Paulo.
O evento contará com a Feira Tecnológica com estandes dos principais players de TI e o Consumer Experience, espaço de demonstração de soluções que fomentam o engajamento do consumidor. Nesse ambiente, serão apresentadas várias tecnologias que já são aplicáveis no varejo brasileiro, tais como self checkout e outras soluções para integração da loja física com digital.
Confira abaixo algumas novidades que serão expostas no Congresso TI & Varejo.
A BT vai mostrar o conjunto de soluções que oferece para o varejo, integrando lojas físicas e digitais. Para isso, a empresa montará em seu estande uma loja-conceito da marca fictícia Alexander Black, replicando no evento o que a marca demonstra aos clientes nas lojas Alexander Black que mantém em Nova Iorque, Londres, Milão e Madri. Nick Catero, diretor de Desenvolvimento de Negócios da BT, abordará a transformação digital e como isso pode melhorar a experiência do cliente nos pontos de venda e trazer novas fontes de receita ao lojista.
Para atender às demandas de Segurança da Informação do setor, a Fortinet apresentará no TI & Varejo 2016 a solução FortiPresence, que combina a análise de dados, segurança e tecnologia Wi-Fi. “O FortiPresence proporciona ao varejista um levantamento do perfil dos usuários do seu estabelecimento. É possível saber onde o consumidor está, quanto tempo permaneceu em cada ambiente e até identificar as prateleiras que menos atraem clientes”, explica Carlos Cortizo, da Fortinet.
A VMware apresentará tecnologias para apoiar o pequeno e médio varejista a entrar na era digital. A solução para gestão de dispositivos móveis garante, ao mesmo tempo, a produtividade dos funcionários e a segurança das informações. Além disso, a tecnologia da empresa ajuda a tornar os data centers mais eficientes e apoia provedores de nuvem pública a oferecerem segurança e robustez aos seus clientes.
A StiboSystems irá apresentar o STEP, uma solução Master Data Management (MDM) end-to-end que centraliza, organiza, classifica, sincronizar e enriquece informações de produtos e clientes de acordo com as regras de negócio de cada empresa. “Entre os benefícios, temos a redução de tempo para adicionar novos produtos ou categorias, agilidade e consistência nas informações de produtos de fornecedores e redução da taxa de devolução, resultando em melhorias operacionais”, acrescenta Ricardo Fornari, country manager da StiboSystems.
A SonicWALL apresentará o melhor caminho para proteger os negócios de ameaças sem dizer NÃO à transformação digital. A empresa exibirá seu portfólio de soluções incluindo o novo SonicWALL Capture Advance Threat Protection Service, que oferece inspeção, identificação de ameaças e veredito para que o gateway tome a devida ação necessária.
A Oracle Retail vai apresentar os dados da pesquisa “Consumidores da melhor idade e millenials: o poder da compra e da influência”, abordando o varejo omnichannel e a experiência exigida por cada faixa etária e como interagem com a marca. A empresa também participará do painel de debates “Retail Labs: como deixar a inovação no foco?”, que trará uma reflexão relevante para os CIOs, além de trazer uma visão sobre o “Varejo na Nuvem: Equilíbrio entre Inovação e Continuidade das Operações”.
A Level 3 apresenta às 15h a palestra “Conectando o Varejo à nuvem”. O palestrante Cristiano Maciel, gerente de Tecnologia da Level 3, falará sobre os desafios do ambiente e experiência da companhia na construção de arquiteturas seguras, flexíveis, integrando recursos dedicados e em nuvem para suportar demandas do mercado de varejo.