Febraban Tech 2025 debate como a Inteligência Artificial Generativa redefine estratégias de gestão dos bancos

Compartilhar

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) é uma característica que causa forte impacto em todos os setores da economia e não seria diferente no sistema financeiro. O primeiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 , realizada pela Deloitte, constatou que oito em cada dez bancos brasileiros já incorporam Inteligência Artificial Generativa (GenAI) nas operações. Os resultados desta iniciativa revelaram um crescimento médio de 11,4% na eficiência dos processos pós-adoção de IA e GenAI, sendo que 38% dos bancos apontaram um aumento de eficiência acima de 20%.

Para discutir experiências com a adoção da Inteligência Artificial Generativa no setor financeiro, o Febraban Tech 2025 promoverá no dia 11 de junho, das 11h10 às 12h10, no palco Febraban, o painel “Avanços, impactos e os desafios dos CIOs com a GenAI”, que reunirá Ricardo Guerra, Head de Tecnologia, Dados, Customer Experience e Operações do Itaú Unibanco, Edilson Reis, CIO e diretor-executivo das áreas de Inovação e Sistemas do Bradesco, Marisa Reghini, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, Richard Flavio da Silva, CIO do Santander e CEO da F1RST Digital Services, Christian Flemming, CIO e COO do Banco BTG Pactual, e Pedro Pedrosa, diretor-executivo da Caixa.

Os líderes de tecnologia dos principais bancos brasileiros compartilharão neste painel suas experiências com a adoção da Inteligência Artificial Generativa, abordando os avanços já implementados, os impactos nos modelos de negócio e os próximos desafios. O debate inclui temas como governança, segurança, produtividade, transformação cultural e a urgência de requalificação das equipes.

O Febraban Tech 2025 tem como tema central “A valorização do Setor Financeiro na Era da Inteligência” . Este ano, o encontro anual que é considerado o maior do setor, será realizado de 10 a 12 de junho , no Transamerica Expo Center , em São Paulo.

Edição 2025


Depois de bater recorde de público, com 55 mil visitas, em 2024, a edição deste ano crescerá em relação ao “conteúdo”, reconhecidamente um dos grandes referenciais do evento nos últimos anos. Com 10 auditórios e mais de 120 painéis, o congresso reunirá cerca de 500 especialistas para discutir “A promoção do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, abordando as conquistas, o potencial e as mudanças que a inovação tecnológica está promovendo no trabalho e no dia a dia da sociedade.

Os debates têm um espaço inédito e com inovações. Com o palco no centro e giratório, para receber alguns dos palestrantes principais do congresso, o Auditório Febraban terá maior número de congressistas. Em outros momentos, se dividirá em quatro auditórios – ano passado eram três – aumentando também o número de painéis.

Estes palcos, somados aos auditórios “Cases”, “Inovação & Novos Negócios”, “Imersão”, “Arena Fintech”, além dos Workshops, receberão painéis que se dividirão em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central do evento.

As trilhas temáticas do Febraban Tech 2025 serão:

– Beyond Banking e a nova era da hiperpersonalização
– As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA
– Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária
– On-chain e o próximo passo dos ativos digitais
– IA e futuro orientado a dados
– Tendências emergentes moldam o setor
– IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros
– Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA
– Nuvem híbrida: A estratégia competitiva do setor financeiro
– COP30: Bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis
– Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG
– O ecossistema dos microsserviços das Fintechs