Febraban Tech 2025 apresenta as novas fronteiras das transformações bancárias com a adesão cada vez maior ao Open Finance

Compartilhar

Com mais de 2,3 bilhões de comunicações bem-sucedidas todas as semanas, o Open Finance completou em fevereiro 4 anos de operação no Brasil. Neste último ano, foi observado um crescimento expressivo do ecossistema, com o número de consentimentos evoluindo de 43 milhões, em janeiro de 2024, para 62 milhões em janeiro de 2025, um crescimento de 44% no período. As instituições representadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já investiram mais de R$ 2 bilhões no projeto.

A 35ª edição do Febraban Tech 2025, principalevento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que será realizado de 10 a 12 de junho, no Transamerica Expo Center, destacará em seus debates os rumos do Open Finance no país.

Na trilha “Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancárias”, haverá uma série de painéis sobre como empresas e consumidores interagem com o sistema financeiro com as mudanças que estão em curso – os desafios de segurança, a complexidade do consentimento e a comunicação necessária para o fortalecimento da confiança dos clientes. Os debates também explorarão o impacto do Open Finance nos pagamentos instantâneos, e as novidades do Pix 2025.

No dia 11 serão apresentados três painéis sobre Open Finance no Auditório Febraban Azul. O primeiro será às 14h10, com o tema “O que esperar do Pix e os meios de pagamentos”. Os painelistas abordarão novas funcionalidades comoPix Automático, Pix por aproximação, mecanismos de segurança e pagamentos realizados diretamente nas plataformas de e-commerce.

Logo em seguida, às 15h20, será retratado o tema “Open Finance: maturidade, confiança e perspectivas”, que falará sobre como está o Brasil no ecossistema do Open Finance, um dos mais avançados do mundo. Como esse avanço é percebido pelo brasileiro, quais os principais desafios de segurança e as novas regras de fiscalização estarão entre os destaques.

E para fechar a programação sobre o tema no segundo dia do evento, o painel “Quais as vantagens, desafios e tendências do Banking as a Service (BaaS)” irá debater,a partir das 16h30, se a regulação pode ser um indutor de melhorias e de facilitação de implementação para ampliar a confiança dos clientes, por onde passa a expansão de ofertas e como as empresas que adotam BaaS podem se diferenciar no mercado.

No último dia do evento, 12 de junho, no Auditório Febraban Lilás, às 16h30, o conteúdo será sobre “Open Finance e as novas fronteiras da constante transformação bancária”. O painel discutirá como o sucesso do Open Finance no Brasil pode ser aplicado a outros ecossistemas, como Saúde (Open Health) e Telecomunicações (Open Gateway), em busca de padronização e compartilhamento de dados.

No Auditório Inovação e Novos Negócios, a trilha também é destaque. No dia 10 de junho, às 17h30, será a vez do painel “Inteligência Artificial e meios de pagamento”, que discutirá aplicações práticas e oportunidades para organizações que buscam ampliar relevância, engajamento e recorrência no relacionamento com o consumidor. No dia 11 de junho, o painel “Futuro do crédito: inclusão financeira movida por dados e tecnologia” trará como o avanço do Pix e do Open Finance redesenhou as engrenagens do sistema financeiro brasileiro.

Outros destaques


Esta edição do Febraban Tech terá a presença do norte-americano Paul Romer, um dos economistas mais influentes e conceituados do século 21, vencedor do Prêmio Nobel em Economia em 2018. Ex-representante do Banco Mundial, Romer foi reconhecido por suas contribuições à chamada “economia das ideias”, que destaca o papel do conhecimento e da inovação no crescimento sustentável.

O principalevento de tecnologia e inovação do setor financeiro receberá também outra renomada palestrante internacional. Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO e publisher da MIT Technology Review, mostrará as tendências em IA, IoT e blockchain, entre outras inovações, e como elas impactam o mundo. A executiva é conhecida por suas previsões certeiras e abordará essa temática considerando, também, as novas formas de inclusão digital e acessibilidade nos mercados globais.

Edição 2025


Depois de bater recorde de público, com 55 mil visitas, em 2024, a edição deste ano irá crescer em relação ao “conteúdo”, reconhecidamente um dos grandes referenciais do evento nos últimos anos. Com 10 auditórios e mais de 120 painéis, o congresso reunirá cerca de 500 especialistas para discutir “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, abordando as conquistas, o potencial e as mudanças que a inovação tecnológica está promovendo no trabalho e no dia a dia da sociedade.

Os debates terão um espaço inédito e com inovações. Com o palco no centro e giratório, para receber alguns dos keynote speakers do congresso, o Auditório Febraban terá maior número de congressistas. Em outros momentos, se dividirá em quatro auditórios – ano passado eram três – aumentando também o número de painéis.
Estes palcos, somados aos auditórios “Cases”, “Inovação & Novos Negócios”, “Imersão”, “Arena Fintech”, além dos Workshops, irão receber painelistas que se dividirão em 12 trilhas, todas permeadas pelo tema central do evento.

As trilhas temáticas do Febraban Tech 2025 serão:

– Beyond Banking e a nova era da hiperpersonalização
– As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA
– Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária 
– On-chain e o próximo passo dos ativos digitais
– IA e futuro orientado a dados
– Tendências emergentes moldam o setor
– IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros
– Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA
– Nuvem híbrida: A estratégia competitiva do setor financeiro
– COP30: Bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis
– Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG 
– O ecossistema dos microsserviços das fintechs.