APesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte e divulgada neste mês, mostrou que os investimentos dos bancos em tecnologia devem chegar a R$ 45,1 bilhões neste ano, com alta de 29%. Deste montante, 10% são voltados para a cibersegurança. O tema, que é prioridade para os bancos, será destaque no Febraban Tech 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
A trilha “Resiliência cibernética garante confiança digital” promoverá, no dia 28 de junho, segundo dia do congresso, painéis com especialistas de instituições financeiras, empresas de tecnologia, bem como autoridades, para debates sobre inovações, tendências e perspectivas da cibersegurança.
O primeiro painel, “As inovações tecnológicas e a ciber-resiliência a serviço da sociedade”, das 14h30 às 15h25, contará com a participação de Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção de Fraudes da Febraban e diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco; Richard Flavio da Silva, CISO (Chief Information Security Officer) do Santander; Valdemar Latance Neto, delegado de Polícia Federal e chefe do Serviço de Análise e Inteligência Policial da Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, em Brasília (DF); Eva Pereira, diretora de Cultura e Conscientização em Segurança na IBLISS Digital Security e vice-líder Brasil na Latam Women in Cybersecurity (WOMCY); e Julio Gomes, vice-presidente para Serviços Financeiros da Microsoft Brasil; A mediação será de Carolina Sansão, diretora-adjunta de Inovação, Tecnologia e Cibersegurança da Febraban.
Na mesma data (28/6), das 15h40 às 16h35, o painel “Privacidade, compliance e a relação de confiança e segurança cibernética” reunirá Maria Teresa Tolu Brasil, gerente-executiva de Segurança Cibernética do Bradesco; Ricardo Nilsen, head de Segurança Cibernética do Safra; Alessandra Monteiro Martins, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (Ibraspd); e Yasodara Cordova, pesquisadora-chefe em Privacidade da Único, com a moderação de Crisleine Yamaji, gerente Jurídica e DPO da Febraban.
Ao longo dos dois painéis, os convidados irão abordar questões referentes à ampliação das barreiras à fraude com o mínimo de fricção; a importância de educar o cliente para ser um parceiro em favor da segurança, bem como os cuidados técnicos e jurídicos necessários para enfrentar os desafios da segurança cibernética. Além disso, os especialistas vão detalhar o que a legislação e a regulamentação em vigor trazem de ferramentas no tratamento de dados e na esfera setorial para essa construção de confiança, bem como os novos modelos e propostas para reforçar a resiliência e a confiança cibernética.
Temas 2023
O Febraban Tech 2023 terá debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e IA generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, bem como os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). As trilhas de conteúdo são:
- A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados
- Economia tokenizada já é realidade?
- Os dados e a inteligência escalável
- Web3 e metaverso na prática e sem hype
- Nuvem coloca futuro em movimento
- A IA generativa e a (re)conquista do cliente
- Resiliência cibernética garante confiança digital
- IoT e 5G expandem e conectam mercados
- ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável
- Cross Industry: a inovação além do setor financeiro
- Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios
Além dos debates divididos em mais de 100 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro para o presente e futuro da sociedade digital.
33 anos de inovação
O evento ganhou, em 2022, um novo nome e uma nova marca: FEBRABAN TECH, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e a inserção de todos estes ativos em prol da sociedade.
Na última edição, com tema central “A Nova Realidade Global e a Transformação Acelerada”, o congresso foi realizado na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, e recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias no mês de agosto.
A edição de 2022, em um formato renovado, marcou a volta do evento presencial e reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 200 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Outra novidade foi a adoção, pela primeira vez, do formato híbrido, com transmissões de painéis ao vivo e abertos ao público na plataforma.
Para 2023, o evento terá número recorde de áreas de exposição (186), sendo que todas já foram reservadas. As cotas de patrocínios estão praticamente esgotadas desde o lançamento do evento, em novembro de 2022.