De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa de crescimento das vendas durante o Natal é de 10%. O índice é maior do que a estimativa de 2018, que foi de 8%. Além disso, os shoppings brasileiros esperam um ticket médio acima de R﹩ 200,00 e um aumento de 10% no número de contratação de temporários para o período.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os indicadores revelam o bom momento do setor. “Estamos vivendo um ano de muito dinamismo. Somente em outubro, o crescimento nas vendas foi de 10,5% e durante a Black Friday o aumento em relação a 2018 foi de 19,5%. O consumidor está mais confiante para comprar. O Natal é uma data tradicional, em que as pessoas gostam de presentear, e com a liberação de parte do FGTS e a queda dos juros, a expectativa aumenta ainda mais”, reforça.
As categorias de produtos que devem alavancar as vendas são vestuário, calçados, telefonia, brinquedos e eletroeletrônicos. Além disso, para atrair ainda mais os visitantes, os shoppings prometem novidades, como realidade virtual e simulador 6D. Ainda segundo a pesquisa, 28% dos empreendimentos irão aumentar os investimentos em decoração, com um crescimento médio de 10% em relação a 2018. Outra novidade é que o setor espera um aumento de 19,7% de quiosques e lojas pop-up, principalmente nas categorias de acessórios, alimentação e perfumaria e cosméticos.
Para manter o fluxo constante durante as vendas do Natal, os shoppings irão antecipar o horário de funcionamento: 96% pretendem funcionar das 9h às 23h. As principais promoções de final de ano serão: sorteio, sendo o carro 0 km o produto mais ofertado aos clientes.