Ex-secretário do MDIC, Abrão Árabe Neto assume vice-presidência executiva da Amcham Brasil

Compartilhar
Foto: Mário Miranda/Amcham

Para fortalecar as ações de parceria público e privada, garantindo competitvidade e inserção global a economia brasileira, a Amcham Brasil anuncia a contratação de Abrão Miguel Árabe Neto, ex-Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – atual Ministério da Economia – entre 2016 e 2018.

Abraão Árabe Neto assume, a partir deste mês, a posição de Vice-Presidente Executivo de uma entidade que reúne 5 mil empresas associadas e concentra 33% do PIB brasileiro. Suas principais atribuições incluem as áreas de Comércio Internacional, Relações Governamentais, Jurídico e o Centro de Arbitragem e Mediação da Amcham. A Amcham Brasil também é a maior Câmara Americana dentre as 115 existentes no mundo.

Além de ex-secretário do MDIC, Árabe Neto é doutor em Direito Internacional pela USP e mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP. Também é Ph.D. e pesquisador visitante na Universidade de Georgetown, em Washington (DC) e servidor público federal licenciado da carreira de Analista de Comércio Exterior.

Na carreira pública, foi Secretário Substituto de Comércio Exterior e Diretor do Departamento de Negociações Internacionais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Atuou também como advogado especialista em Comércio Internacional e coordenador do Departamento de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para a nossa CEO, Deborah Vieitas, “a contratação de Abrão Neto reforçará a atuação da Amcham, sobretudo em temas de comércio internacional, atração de investimentos estrangeiros, relação bilateral com os Estados Unidos, competitividade e economia digital, entre outras agendas. Ele traz para a entidade uma sólida combinação de excelência técnica e experiência prática nessas áreas.” A Amcham Brasil, fundada em 1919, é uma entidade sem fins lucrativos, que representa mais de 5 mil empresas, de variados setores. A Amcham acredita que um setor produtivo forte e moderno é fruto de uma saudável parceria público-privada, capaz de fazer o Brasil mais competitivo e integrado ao comércio global.