A Cisco (NASDAQ: CSCO) anuncia os resultados da pesquisa Global Hybrid Work Study, que detalha como a realidade da experiência no escritório se compara às expectativas dos colaboradores. Novo estudo também destaca como os empregadores estão investindo na IA como uma ferramenta transformadora para colaboração e produtividade no local de trabalho.
O estudo mostra que, embora os colaboradores estejam otimistas quanto à volta ao escritório, eles consideram que os espaços são extremamente centrados no trabalho individual, em vez de ambientes que promovam a colaboração e a criatividade. À medida que as empresas globais fazem a transição para modelos híbridos, tanto os empregadores como os colaboradores reconhecem a necessidade de espaços no escritório que incentivem a colaboração e a inovação. Os empregadores concordam que os investimentos em tecnologia e IA são essenciais para aumentar a produtividade e atrair os melhores talentos, mas poucos têm estratégias para implementar a tecnologia em toda a sua organização.
“Fazer com que o escritório seja atraente significa criar experiências que os colaboradores valorizem”, diz Jeetu Patel, vice-presidente executivo e gerente geral de segurança e colaboração da Cisco. “Para conseguir isso, as empresas devem incorporar soluções de trabalho híbridas aos espaços do escritório, potencializadas com IA para promover experiências colaborativas para todos.”
A pesquisa foi realizada com 14.050 colaboradores e 3.800 empregadores em 19 países, incluindo o Brasil. Abaixo os principais resultados:
Os funcionários querem colaboração no escritório: O relatório revela uma verdade surpreendente: os funcionários estão otimistas em relação ao retorno ao escritório, desde que os espaços apoiem a colaboração contínua, a interação social e o brainstorm criativo. Embora 72% dos colaboradores estejam otimistas quanto ao regresso ao escritório, apenas 47% acreditam que os seus ambientes de trabalho estão equipados para esta nova era de trabalho híbrido. É hora de promover e projetar espaços no escritório que realmente apoiem a forma como os colaboradores desejam trabalhar juntos.
A tecnologia do escritório precisa mudar para permitir a colaboração: 85% dos empregadores afirmam que a maior parte do seu espaço no escritório é distribuída em espaços de trabalho pessoais, criando ambientes individuais e incentivando hábitos de trabalho individuais. A infraestrutura e a integração tecnológica são um grande desafio em todo o mundo, com salas de reuniões ineficazes devido à tecnologia inadequada de áudio e vídeo, prejudicando a produtividade e as ações colaborativas. 41% dos empregadores nas Américas, 52% na Ásia-Pacífico e 42% em toda a Europa consideram as salas de reunião ineficazes para aumentar a produtividade no escritório, e a principal razão é a insuficiência de terminais de áudio e vídeo.
Os empregadores irão investir em design e tecnologia nos escritórios para atrair os melhores talentos: 81% dos empregadores já reformularam ou planejam reformular seus espaços de trabalho nos próximos 24 meses. No Brasil, esse dado é ainda maior: 87%. Mas estas melhorias não são apenas “estéticas”: 90% dos empregadores nas Américas, 94% na Ásia-Pacífico e 85% nos países europeus disseram que as melhorias no espaço de trabalho voltadas para a colaboração são altamente ou moderadamente eficazes para atrair e reter os melhores talentos. Isto é a prova de que o ambiente certo pode ser um atrativo poderoso para uma força de trabalho qualificada.
As empresas reconhecem o valor da IA para aumentar a produtividade: Os empregadores estão assumindo um forte compromisso para integrar a IA no local de trabalho. Até 2025, 73% investirão em software de colaboração baseado em IA (no Brasil, 87%), com 68% planejando aprimorar seus espaços de trabalho com tecnologias de IA (no Brasil, 84%). 80% dos empregadores planejam investir em IA para espaços de trabalho e colaboração até o final de 2025, reconhecendo o potencial da IA para revolucionar o ambiente de trabalho (no Brasil, 90%). Isso ressalta a necessidade de acelerar a adoção de IA no local de trabalho para aumentar a produtividade e criar um ambiente de escritório pronto para o futuro.
Os empregadores devem concentrar-se em eliminar os gaps de competências em IA: embora 43% dos colaboradores tenham acesso a tecnologias de IA, menos da metade se sente plenamente preparado para sua utilização. Um em cada 4 funcionários dizem não estar bem-preparados para utilizar a IA, o que reforça a necessidade de capacitação pelas empresas e da necessidade em selecionar uma IA que satisfaça as demandas da organização e de cada equipe.
O estudo Global Hybrid Work Study, da Cisco, é uma pesquisa online com 14.050 colaboradores em jornada de trabalho integral e 3.800 empregadores, realizada em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Os entrevistados são de 19 países diferentes, agrupados em três regiões diferentes: Américas (Brasil, Canadá, México, EUA), Ásia-Pacífico (Austrália, Hong Kong, Índia, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia) e Europa (França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Reino Unido). Os dados também foram recolhidos nos Emirados Árabes Unidos no Oriente Médio e estão incluídos na análise de dados globais, mas não estão incluídos na subdivisão dos resultados regionais.