Escola de tecnologia incentiva estudo de competências digitais para crianças e adolescentes

Compartilhar

A Happy Code, escola de tecnologia e inovação com 23 unidades em operação, 30 em fase de implantação e uma unidade em Portugal, oferece cursos de programação, robótica, desenvolvimento de aplicativos e artes digitais para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O propósito da empresa é formar pessoas capazes de mudar o mundo, e, nesse sentido, sua missão é a de desenvolver o potencial humano ensinando competências digitais.

Por meio do método STEAM, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e do uso dos robôs Dash & Dot, que estimulam a curiosidade e a confiança para os aprendizes, além de colaboração e alfabetização digital, a Happy Code oferece uma variada grade de cursos regulares – com carga horária de 27 horas, que envolve o ensino de programação, desenvolvimento de games, aplicativos, robótica, modelagem e animação em 3D. Todos os cursos foram desenvolvidos com intuito de apresentar o mundo da criação de tecnologia de maneira simples e descomplicada.

O Code School oferece modalidades específicas, como Code com os robôs Dash& Dot (5 a 6 Anos), que ensina conceitos de lógica de programação de uma maneira muito divertida e intuitiva; o Games Kids (6 a 9 Anos) é formado por três módulos interdependentes onde os alunos aprendem a utilizar as melhores ferramentas da indústria de games desenvolvendo projetos de jogos em 2D, 3D e RPGs; o Games Teens (10 a 14 Anos) tem como foco criar projetos de jogos em 2D, 3D, Plataforma, Arcade e raciocínio lógico. Por fim, no Games Youth (15 a 17 Anos) os alunos aprendem a criar seus próprios jogos utilizando o Unity, um game engine profissional.

Voltado para o desenvolvimento e programação de aplicativos e jogos para smartphones e tablets, a Happy Code oferece duas modalidades de curso: Apps Kids, para crianças de 6 a 9 anos, e o Apps Teens e Youth, que ensina programação em JAVA para criação de aplicativos para Android. Em apenas dois módulos, os alunos aprendem a utilizar o Android Studio desde o básico até a publicação de aplicativos na Play Store.

Nas aulas de Modelagem e Animação, para alunos de 8 a 17 anos, aprende-se a utilizar o Blender, ferramenta Open Source profissional utilizada em estúdios de animação do mundo todo. Além disso, a empresa é pioneira na criação do curso de Robótica com Drones, em dois módulos, alunos de 8 a 17 anos desenvolvem projetos que possibilitam o aprendizado dos conceitos fundamentais da eletrônica, montagem e programação. Aplicando os conhecimentos adquiridos, os estudantes têm a capacidade de construir seus próprios drones.

Dentre os cursos de férias e cursos rápidos, o de Youtubers também é concepção pioneira da escola e ensina de forma rápida e divertida as melhores práticas para começar um canal no YouTube de sucesso. O Minecraft Modding proporciona o primeiro contato com a ciência da computação, com criação de mods (modificações). Além disso, é possível criar filmes animados em 3D com personagens do Minecraft®, iguais às introduções dos maiores Youtubers do Brasil, no curso de Animação Minecraft.

“Nosso método é capaz de ajudar a desenvolver competências digitais nas crianças e jovens e esse é um fato transformador na sociedade que vivemos. Temos uma base educacional e ética para que as crianças usem o computador de forma saudável com o propósito de formar pessoas capazes de mudar o mundo. Por isso, buscamos aproveitar o tempo que eles passam em frente aos computadores para incentivar cada vez mais a criação de jogos e aplicativos”, comenta Rodrigo Santos, fundador da Happy Code.

Todas as aulas são ministradas uma vez por semana, com duração de 1h30 e as turmas são formadas por no máximo 12 alunos. O material didático é disponibilizado em uma plataforma de fácil usabilidade e com validação pedagógica adequada por faixa etária. Essa é uma forma de garantir que cada aluno possa acompanhar as aulas de forma objetiva e condizente com seu nível de aprendizado.

“Nossa preocupação, além de ensinar competências digitais, é sermos facilitadores de uma geração que já está mudando os hábitos de comportamento e consumo da sociedade em que vivemos. Devemos estimular a utilização da tecnologia para melhorar o mundo e a Happy Code se orgulha de ser a maior rede de ensino de tecnologia e inovação do Brasil”, finaliza Rodrigo.