A IBM e a David Clark Cause, em parceria com os Direitos Humanos das Nações Unidas, anunciaram os vencedores do quarto Desafio Global Call for Code, onde inovadores em todo o mundo foram convidados para combater as mudanças climáticas com tecnologias impulsionadas por código aberto. A competição desse ano focou em três temas que são chaves para combater as mudanças climáticas: Água limpa e Saneamento, Fome Zero, Produção Responsável e Consumo Verde.
Depois de avaliar as submissões da nossa região, um painel regional de líderes de negócios, academia, governo e ONGs locais selecionaram o time brasileiro Central Food como o ganhador regional da América Latina do Call for Code 2021 com uma solução que visa ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e gerar um alto impacto social, considerando que, de acordo com as Nações Unidas, 1/3 de todos os alimentos do mundo são desperdiçados, enquanto cerca de um décimo da população global estava subnutrida no ano passado.
Através do aplicativo Central Food, comerciantes de centros de abastecimento podem publicar seus produtos excedentes abaixo ou sem custo, como forma de doação. As ONGs podem se registrar no aplicativo para ter acesso a essas ofertas e se elas tiverem interesse em algum em particular, elas podem entrar em contato com o comerciante e coordenar uma coleta de alimentos diretamente. Além disso, os comerciantes podem ver o desempenho das ONGs registradas e com quem colaboraram para ver, por exemplo, quantas pessoas foram impactadas pela doação.
Como vencedor da América Latina, a Central Food receberá orientação da IBM na implementação da sua solução e US$ 5.000.
Até o momento, mais de 20.000 aplicações do Call for Code foram construídas usando softwares impulsionados por código aberto como Red Hat OpenShift, IBM Cloud, IBM Watson e IBM Blockchain, assim como os dados do The Weather Company da IBM e recursos de desenvolvedor e APIs de parceiros como Esri e Twilio.
Além do mais, o ecossistema do Call for Code tem trazido soluções para a vida por meio de incubação e implantações no mundo real. Um exemplo, desde que ganho o Desafio Global Call for Code 2020, a Agrolly ampliou seu aplicativo de tecnologia agrícola personalizada para mais de 1.600 agricultores rurais em toda a Índia e Mongólia e forneceu treinamento prático no Brasil. Quatorze projetos do Call for Code foram adotados em governança aberta pela Fundação Linux.
Saiba mais sobre as soluções vencedoras do Call for Code aqui.