Equipe brasileira de robótica participa de campeonato latinoamericano

Compartilhar

Em outubro, o Brasil se torna palco do XIV Concurso Latino-Americano de Robótica e XIII Competição Brasileira de Robótica. De 8 a 12 de outubro, diversas equipes do Brasil e de países da América Latina disputam para ver quem desenvolve os melhores robôs. Dentre os competidores, a NoBox Robotics, equipe da Universidade Federal do ABC, participa na categoria Very Small Size Soccer, na qual jogam futebol com três robôs.

Os robôs são controlados remotamente por um computador e não têm intervenção humana. Durante a partida, o computador processa a imagem de uma câmera de vídeo localizada acima do campo e, após esse processamento, os comandos são enviados aos robôs por rádio. Para esse tipo de competição são necessários equipamentos de tecnologia das mais avançadas que permitem melhor performance. Para isso, a equipe buscou apoio do KaBuM!, maior e-commerce de tecnologia do país, para conseguir o equipamento necessário e competir com grandes chances de destaque.

Os membros da NoBox Robotics contam que, fora do Brasil, é muito comum grandes empresas, como Google e Microsoft, apoiarem jovens desenvolvedores em campeonatos, mas no Brasil a realidade é bem diferente. “Aqui, contamos com os recursos dos próprios membros para conseguirmos os equipamentos para competir e há pouco incentivo das empresas”, explica Ivan Seidel, integrante da equipe.

Para mudar essa realidade, o KaBuM! está investindo na equipe, juntamente à fabricante AMD, para incentivar cada vez mais projetos brasileiros. Além do uniforme do time, a NoBox Robotics recebeu do e-commerce o equipamento necessário para competir.