EPSA adquire FI Group

Compartilhar

O FI Group, consultoria especializada em gestão de incentivos fiscais e financiamentos à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), anuncia sua aquisição integral pelo Grupo EPSA, especialista europeu em performance corporativa. A transação reforça o movimento de consolidação de players estratégicos no setor de PD&I e posiciona a nova estrutura como líder global no fomento à inovação, com receita projetada superior a €182 milhões neste segmento ainda em 2025.
 

Com a incorporação, o FI Group expande sua atuação estratégica ao integrar um ecossistema global sólido, mantendo sua identidade, modelo de excelência técnica e atendimento consultivo e transparente com o cliente, especialmente na operação brasileira, que há 14 anos se destaca como referência em ética, inovação e performance no mercado nacional. A consultoria, agora parte do Grupo EPSA, terá uma infraestrutura ainda mais robusta para atender aos desafios de inovação enfrentados pelas empresas em um número maior de países. A partir deste momento, os clientes do FI Group e da EPSA contarão com uma cobertura global e uma oferta diversificada, focada na otimização de performance financeira, respaldada pela mesma gestão profissional de ambas as empresas nos diversos países em que atuam.
 

A nova estrutura reunirá mais de 1.800 especialistas em 20 países, atendendo a mais de 19 mil clientes e gerenciando mais de €2,6 bilhões em incentivos à inovação. Em 2025, a previsão é que mais de 20 mil projetos sejam avaliados globalmente, tornando a proposta de valor da companhia a mais abrangente do setor.
 

De acordo com o Director Hub Latam do FI Group, Rafael Costa, o movimento é estratégico sobretudo para a operação brasileira. “Essa integração com a EPSA ocorre em um momento oportuno. Olhando especificamente para o mercado brasileiro, o FI Group é líder na gestão de mecanismos de fomento à inovação, principalmente pelo modelo de trabalho próximo, especializado e personalizado, além de nossa vanguarda tecnológica. Estamos há quase 15 anos no Brasil e alcançamos uma maturidade corporativa que se beneficiará da ampliação de soluções e do crescimento que certamente virá, mantendo-nos firmes em nossos pilares de proximidade, qualidade e tecnologia, que sempre foram a base da nossa reputação no país. Esta nova fase não altera quem somos, ela nos potencializa”.
 

Expansão estratégica impulsionada por valores compartilhados
 

A operação viabilizará estratégias de crescimento inorgânico, consolidando uma proposta global inédita de otimização de performance financeira, com a expansão geográfica e diversificação de serviços sob uma gestão unificada.
 

Neste contexto, será estabelecido um novo Comitê Executivo responsável pela governança da nova unidade de inovação, composto por membros das duas organizações. A estrutura assegurará a continuidade das operações do FI Group sem impactos para clientes e colaboradores, mantendo a atual equipe de gestão e garantindo assim uma integração bem-sucedida com todos os stakeholders.
 

A plataforma exclusiva de soluções da EPSA, estruturada em performance de compras, financiamento à inovação e transição energética e ambiental, abre novas oportunidades nos portfólios combinados, gerando ainda mais valor aos clientes. Paralelamente, a estratégia contínua de digitalização e uso de inteligência artificial seguirá fortalecendo a proposta de valor, enquanto os investimentos voltados à unificação da cultura corporativa garantirão que os valores e a visão compartilhados sejam efetivamente incorporados por todas as equipes ao redor do mundo.
 

União de expertises para liderar o futuro da inovação
 

O FI Group passa a integrar um grupo sediado em Paris, na França, referência europeia em performance corporativa e em contínua expansão internacional. Otimizando resultados financeiros, operacionais e ambientais, a EPSA é reconhecida por seu know-how técnico e pela diversidade de sua expertise de negócios.
 

Para o fundador, acionista e presidente do FI Group, Xavier Cazabon, a aliança com a EPSA representa um importante avanço em direção a uma nova etapa de crescimento. “Esse passo nos ajudará a alcançar um nível de posicionamento que não imaginávamos quando iniciamos este projeto há 25 anos. Crescemos de forma autônoma ao longo das últimas duas décadas, mas agora precisamos de algo a mais, e encontramos na EPSA o parceiro ideal para isso, por sua complementaridade, cultura empreendedora e alinhamento de visão com a nossa. A grande sinergia desta união cria um ambiente ideal de estabilidade e continuidade dos negócios, assegurando que a integração seja realizada em um contexto de extremo foco em nossos clientes atuais e futuros. Também proporcionamos a segurança necessária para que nossos colaboradores desempenhem suas funções com tranquilidade, mantendo nosso compromisso de apoiar a inovação e oferecer um serviço com a máxima qualidade”, explica o executivo.
 

Já María Corominas, CEO e acionista do FI Group, ressalta que o movimento é resultado de um processo de amadurecimento estratégico. “Este anúncio marca a culminação de uma jornada iniciada há algum tempo, quando começamos a considerar a abertura para um investidor com o objetivo de fortalecer nossa capacidade financeira, apoiar a expansão para novos mercados, acelerar nossas estratégias de digitalização e diversificação, e aprimorar nossa capacidade de gestão. Este processo nos levou a uma reflexão interna profunda e resultou em melhorias significativas na maneira como atuamos como empresa”, declara.

Segundo a executiva, a escolha da EPSA reflete não apenas sinergia, mas também um alinhamento cultural que reforça e respeita os valores do FI Group. “Compartilhamos uma visão comum, sustentada por pilares como integridade, excelência e compromisso com a conformidade. Com o alcance e a expertise globais da EPSA, estamos agora posicionados para oferecer uma proposta de valor ainda mais potente e internacional, consolidando nossa operação como referência no setor de fomento à inovação e abrindo portas para projetos ambiciosos e sucesso de longo prazo para nossas equipes e clientes”, acrescenta María.
 

De acordo com o CEO do grupo EPSA, Godefroy de Colombe, a aquisição do FI Group reforça a liderança da EPSA em financiamento à inovação, um pilar estratégico para instituições públicas e empresas que navegam em tendências macroeconômicas e geopolíticas globais. “A união das capacidades da EPSA e do FI Group também fortalece a presença da EPSA nas regiões Sul e Central da Europa e acelera nossa expansão nos Estados Unidos e Américas Hispânicas. Uma aliança que aprimora nossa habilidade de atender nossos clientes por meio de uma oferta de serviços ampliada, globalmente”, conclui o executivo.

A operação passa a ser efetiva a partir de 29 de abril de 2025 e o valor da transação não foi divulgado.