orkshop mundial do Programa de Aceleração Regional do MIT (Reap MIT). O evento terá muito networking e conexão, e terá um painel sobre Inovação na Energia e Sustentabilidade, com a participação de Felipe Murad, cofundador da MindSim, André Sih, managing partner da Fu2re, Mariana Bressan, diretora-executiva da Heliosfera e Vinícius Oliveira, partner e head of sales do Rio Analytics no painel com moderação de Luiz Mandarino (Sócio da Sai do Papel e Conselheiro Energy Hub).
Durante o evento no próximo dia 01 de fevereiro, às 18h, na Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar, Ipanema, o Grupo Sai do Papel apresentará o primeiro hub de inovação do Rio de Janeiro multisetorial (que sediará diversos hubs, inclusive o Energy Hub), e será ponto de encontro do ecossistema carioca de startups e inovação.
Em apenas três anos, o Energy Hub tornou-se o maior hub de energia do Brasil. Nascido em 28 de janeiro de 2020, o projeto foi desenhado para ter sede própria e teria seu primeiro evento em 18 de março de 2020, mas a pandemia da Covid 19 dois dias antes fez um lock down e o primeiro evento do Energy Hub que já estava com 200 pessoas inscritas foi feito online. O Energy Hub foi idealizado pelo fundador do Grupo Sai do Papel, Carlos Júnior, que se inspirou no Mining Hub e convidou Luiz Mandarino, que é especialista no setor, para liderar a implementação, estruturação dos produtos e a conexão com startups, empresas e agentes do setor.
Em seu primeiro ano de existência, o Hub fechou com 18 startups na casa. O modelo deu tão certo que em 2021 já eram 46 startups e, em 2022, o número mais do que dobrou, passou para 115 startups conectadas. “Hoje conectamos todo o ecossistema de Energia, incluindo Óleo e Gás, Energia Elétrica e Energias Renováveis. O Hub é hoje referência no segmento de energia e permite que startups desenvolvam soluções de negócios para empresas de grande porte”, conta Carlos Junior, fundador do Grupo de Inovação e Investimento Sai do Papel.
Luiz Mandarino, sócio do Grupo Sai do Papel e idealizador do Energy Hub Ventures, aposta mais alto e afirma que vamos ter em breve no Brasil alguns unicórnios do segmento de energia: “temos mais de 115 startups de energia no hub, o Brasil é um gigante quando falamos no setor de energia e em soluções para a transição energética, e certamente no futuro seremos ainda mais dominantes neste segmento. Para mim, algumas excelentes candidatas ao posto de unicórnio nos próximos anos estão na mandala do Energy Hub!”
Em 2020 fizemos uma articulação com os atores de inovação do ecossistema do Rio, já naquele ano realizamos desafios de inovação para a TBG e diversas rodadas de negócio de startups com a Enel e a Accenture. E em 2020 e 2021 fomos co-realizadores do II e III Seminário de Inteligência artificial da Indústria do Petróleo com a ABGP.
Ainda em 2021, a Constellation e Neoenergia tornaram-se mantenedores do Energy Hub e, em abril daquele ano, e Luiz Mandarino foi convidado para ser parte do board do MIT Reap Rio. O executivo agregou à iniciativa a força do Energy Hub e do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel. Com isso, em 2022, a Sai do Papel e o Energy Hub participaram da operação da III Olimpíada de Inovação em Energia Eletrobras, e da trilha de aceleração do EnergINN, o maior programa do Brasil de formação empreendedora e aceleração de projetos e startups de energia e sustentabilidade. “O propósito do MIT Reap Rio é construir o “Vale do Silício da Energia e Sustentabilidade” no Rio de Janeiro”, comenta o idealizador do Energy Hub.
Em julho de 2022, o Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, se uniu a FCJ Venture Builder, que é líder no segmento de venture builder na América Latina, e lançou o Energy Hub Ventures, a primeira corporate venture builder focada 100% em transição energética, sustentabilidade (atuando fortemente na descarbonização) e mobilidade. “Estamos captando R$ 8 milhões para serem investidos em pelo menos 30 startups ao longo de cinco anos, sendo em média 7 startups investidas ano a ano, a maior parte delas vindas do Energy Hub”, enfatiza Mandarino.
Em novembro de 2022, o marco foi o crescimento do Energy Hub Summit, evento organizado pelo Energy Hub dentro do Rio Innovation Week (RIW 2022) e se consolidou como “o evento da Energia” no ecossistema. Com curadoria diferenciada, registrou mais de 150 palestrantes e 70 empresas (EDP, Vibra, Neoenergia, Ouro Nova, Raízen, Comgás, Petrorio, Rio Energy, Ipiranga, Deloitte, MIT REAP Rio, MSW Capital, Subsea 7, Stefanini, Alvarez e Marsal, TCS, Kongsberg, Infotec, ABEEólica, ABSolar, ONIP, FIRJAN, PTI, IBP, Gartner, entre outros) e debateu as pautas mais palpitantes do setor de Energia, por meio do olhar das corporações, empreendedores, universidades, governo e capital de risco. O Energy Hub também realizou o primeiro Master Hack de Energia durante o RIW 2022 e reuniu no evento empresas como Petrobras, Eletrobras, Órigo, Constellation, entre outras.