Empresas trabalham 40% a mais para entregar IRPJ e informações contábeis

Compartilhar

O Brasil é o país onde as empresas mais gastam horas para cumprir todas as obrigações fiscais de acordo com o estudo do Banco Mundial (2017). Segundo os levantamentos da Becomex – empresa de consultoria e tecnologia especializada na área tributária, fiscal e aduaneira – as equipes fiscais e contábeis, trabalham cerca 40% a mais, de maio a julho, para entregar as informações que vão para o ambiente SPED (ECD e ECF) à Receita Federal.

Além do aumento inevitável nos custos com horas extras e insatisfação das equipes, cada vez mais enxutas nas empresas, o dado revela que é preciso trabalhar o equivalente a uma semana a mais por mês para entregar as obrigações e atender ao prazo do Fisco.

A complexidade das informações exige a antecipação de todo o processo para entregar as declarações em conformidade digital, evitando multas e retificações cada vez mais dificultadas pela Receita Federal.

A entrega da ECF, depende da finalização correta das informações contábeis (ECD). O cruzamento dos dados dispostos nas duas obrigações é fundamental para uma entrega confiável e, somente a automação é capaz de cruzar as informações e apontar onde estão as falhas, com segurança e agilidade, evitando exposição e o risco de multas.

“Gerar as informações para cumprir essas obrigações a tempo é um trabalho que precisa ser feito mês-a-mês. Assim, as equipes podem se dedicar mais às estratégias da empresa e evitarem as retificações das informações após a entrega”, afirma o diretor da Becomex, Danilo Pinto.