O empresário David Pinto apresenta durante a ABF Franchising Expo 2012 o Instituto da Construção. Com proposta inédita no Brasil, o Instituto da Construção oferecerá ensino profissionalizante para diferentes áreas da construção civil e já conta com 2 unidades em funcionamento e outras 13 prestes a serem inauguradas em diferentes estados. O Instituto da Construção é a segunda empresa lançada pelo empresário, que em 2010 criou a franquia Doutor Resolve, de prestação de serviços de reparos e reformas. Considerada um case no franchising, a Doutor Resolve é a franquia que mais cresce no Brasil (ranking ABF), acumulando 500 unidades e tendo faturado 200 milhões em 2011.
Entre 13 e 16 de junho acontece em São Paulo, SP, a edição 2012 da ABF Franchising Expo, principal feira de franquias do país. Empreendedores de diversas localidades terão acesso aos vários modelos de negócios que o mercado oferece, incluindo bandeiras que atuam em mercados super aquecidos. Um exemplo é o Instituto da Construção, iniciativa pioneira de franquia de cursos profissionalizantes que capacita mão de obra para trabalhar na construção civil, um dos setores que mais cresce no Brasil e que ainda sofre com a falta de profissionais. A marca foi lançada no mercado em dezembro de 2011 e já conta com 15 franquias vendidas. “A meta é comercializar 120 franquias até dezembro”, comenta o presidente da rede, David Pinto. “Esta é a 1ª vez que o Instituto da Construção participa na feira. Essa vitrine será importante para que possamos atingir essa marca”.
O investimento inicial é de cerca de R$ 150 mil reais, com faturamento bruto médio de mesmo valor (de 25% a 30% de lucro). Atualmente, as franquias dispõem de 8 cursos: Eletricista Instalador, Gesso Acartonado, Instalador Hidráulico, Pedreiro, Assentador, Pedreiro Azulejista, Pintor de Obras e Mestre de Obras, com mensalidades a partir de R$ 99. “A capacitação profissional é um diferencial competitivo em seletivas de emprego. Após formados, os alunos terão a oportunidade de concorrer à novos postos de trabalho e, em alguns casos, ao primeiro emprego” “A demanda de público é alta, pois o brasileiro tem buscado profissionalização, incluindo os da classe C” , explica o empresário. “Além disso, estamos em um período que antecede a Copa do Mundo, evento que contratará mão de obra e que já tem movimentado o setor”.
David Pinto idealizou o Instituto da Construção após o sucesso da Doutor Resolve, franquia de serviços de reparos e reformas que lançou em 2010 e que já conta com 500 unidades. “As próprias franquias da Doutor Resolve sofrem com a dificuldade de encontrar profissionais. Com o Instituto temos a oportunidade de mudar esse cenário, um beneficio não apenas para quem se forma, mas também para o mercado em geral”, explica. “Desta forma, poderemos auxiliar para a diminuição do déficit da mão de obra”, finaliza.