Empresa redireciona atividades após programa de coaching e mentoria dos sócios

Compartilhar

Mesmo em épocas de crise econômica, o crescimento das empresas de tecnologia no Brasil segue acentuado, com índices acima dos 10% ao ano. O otimismo do setor tem mostrado que, investindo em inovação, as empresas de Tecnologia da Informação continuarão a crescer no cenário econômico brasileiro. No entanto, como em qualquer outro negócio, é preciso estar atento à gestão da organização, saber planejar e ter foco nas metas e objetivos.

A Gobee Tecnologia Estratégica, empresa paranaense voltada à criação de soluções tecnológicas para outras empresas, nasceu neste cenário otimista, em 2011, mas nos primeiros anos atuou com diferentes focos. Inicialmente o objetivo era desenvolver produtos para os clientes, mas com a ideia de que os mesmos produtos pudessem ser adotados também em outras empresas. “Aos poucos, percebemos que, cada vez que desenvolvíamos um novo produto, começava a sobrar tempo e nossa força de trabalho ficava ociosa. Buscávamos, então, desenvolver um novo produto. Não percebemos, mas ‘esquecemos’ de dar atenção à comercialização dos produtos que já tínhamos”, afirma Fábio Arazaki, sócio-diretor da empresa.

Fábio conheceu a master coach Renata Frank em um evento de networking e lhe chamou atenção o fato de ela vir profissionalmente da área de TI – Renata é analista de sistemas, com mais de 20 anos de experiência na área. A partir dali, Renata iniciou um processo de Coaching com os dois diretores da Gobee, Fábio e o sócio Eduardo Mayer. “Foi muito importante o trabalho com a Renata para enxergarmos o que queríamos e o que precisávamos fazer para que a empresa alcançasse esses objetivos”, diz Fábio Arazaki.

Após apenas três meses de Coaching, os sócios perceberam que haviam aumentado muito o grau de franqueza um com o outro e definido papeis de forma mais clara na empresa. Assim, o trabalho de Coaching foi redirecionado e Renata passou a atuar especificamente com o diretor Fábio Arazaki, não mais como coach, mas como mentora, trocando experiências e ideias, lançando novas ideias, aproveitando também seu conhecimento na área de tecnologia e promovendo a percepção do contexto todo do negócio.

Insight

Fábio conta que, em uma conversa com Renata, teve um insight, que ele chama de “momento a-há!” e percebeu que poderia mudar o foco da produção de sua empresa e agregar, assim, mais parceiros e novos trabalhos. Hoje a Gobee está atuando com o objetivo de atrair novos parceiros – empresas de diferentes áreas de atuação – com demandas na área tecnológica. “Fazemos parcerias no mais amplo sentido da palavra. Nosso sucesso depende do sucesso do nosso parceiro, pois apostamos junto com ele no desenvolvimento de seus projetos. Investimos juntos, assumimos juntos os riscos e, depois, colheremos juntos os resultados”, afirma Fábio. A nova metodologia já está sendo lançada no mercado e tem atraído a atenção de empresários dos mais diversos setores. Um grande projeto está em vias de desenvolvimento, mas Fábio prefere não adiantar detalhes.

A master coach Renata Frank afirma que o diretor percebeu o amplo leque de possibilidades que se descortinava para sua empresa graças ao grau de dedicação e comprometimento que passou a ter com o negócio, no decorrer dos encontros de Coaching e Mentoria. “Eles conseguiram perceber a missão da empresa e alinhar esse grande compromisso com seus valores pessoais. Hoje, estão mais assertivos e sabem o que querem – e o que não querem! – fazer”.