Empresa de celulares remanufaturados cresce mais de 500% em 1 ano

Compartilhar

De acordo com um estudo da Fundação Dom Cabral (FDC) uma em cada quatro startups brasileiras morrem antes de completar um ano de vida. Já a Yesfurbe, plataforma brasileira de compra e venda de smartphones refabricados, foi contra essa maré, completando um ano de operação com crescimento de 526% na demanda de refabricação. Os números superam o crescimento do setor, que de acordo com a IDC (International Data Corporation) cresceu 162,5% em relação a 2018. A meta da empresa para 2019 é refabricar 20 mil aparelhos até o fim do ano.

“O modelo de trabalho da Yesfurbe já está consolidado, por isso o futuro é ainda mais crescimento e integração em diversas plataformas. Acredito que para o mercado como um todo, é uma ótima oportunidade de se diversificar e levar uma experiência única para o consumidor”, destaca Danilo Martins, sócio-diretor da empresa que recebeu um investimento inicial de R$ 3 milhões.

Modelo de negócio

A plataforma foi criada com o intuito de incentivar o consumo sustentável, além de oferecer uma solução mais acessível e prática para quem busca trocar de smartphone. A empresa também oferece uma alternativa para as pessoas que não sabem o que fazer com um aparelho antigo ou possuem dificuldades na revenda.

A empresa possibilita tanto a compra de aparelhos recondicionados como, também, a venda de aparelhos usados e troca por créditos para adquirir um modelo refabricado ou um novo. Esses processos podem ser realizados tanto pelo e-commerce da marca como, também, por meio de marketplaces e varejistas parceiros.

Um celular seminovo é um aparelho que passou por um processo de recondicionamento, em que suas características técnicas e estéticas voltam a ser semelhantes às de fábrica, com todos os potenciais e entrega de valor de um novo. Para isso, a Yesfurbe possui um centro próprio de reparos e segue diversos procedimentos para garantir a qualidade do smartphone antes de colocá-lo de volta à comercialização.

Após a chegada do item no centro de reparo, o primeiro passo é analisar todos os reparos que deverão ser feitos. São considerados fatores desde tela trincada até a troca da placa principal e atualização do software. “Em geral, os reparos mais comuns a serem feitos são a troca de bateria, placa principal e auto-falantes”, explica Danilo Martins, sócio-diretor da Yesfurbe.

Depois da análise e troca de peças necessárias, os aparelhos passam por testes de qualidade para que estejam 100% funcionais. Por fim, são higienizados, classificados entre excelente, muito bom e bom e embalados antes de estarem disponíveis no e-commerce.