Eletrolar Show recebe público 25% maior em 2024 e anuncia novo local para 2025

Compartilhar
Foto: Fredy Uehara

O Grupo Eletrolar, criador da Eletrolar Show, a maior feira de eletroeletrônicos, celulares, mobilidade, IoT, IA e UD da América Latina, anunciou o balanço da 17ª edição do evento, realizado no período de 15 a 18 de julho. Foram quatro dias de exposição que reuniram 700 expositores e 1.500 marcas participantes num espaço de 36 mil m². Passaram pelo local mais de 40 mil executivos de compras, entre indústrias e varejistas de todos os portes.

“Estamos muito felizes com o desempenho de mais uma edição da Eletrolar Show, cujo público aumentou 25%. No próximo vamos para um lugar maior, para acomodar todas as marcas, que já estão reservando seus espaços”, anuncia Carlos Clur, presidente do Grupo Eletrolar. “A feira incentiva a indústria nacional, promove as exportações, principalmente para os compradores do mercado latino-americano, e é uma grande oportunidade, também, para os médios e pequenos varejistas se aproximarem da indústria”.

O Grupo Eletrolar já prepara a próxima edição da feira. Dentre as novidades para 2025 está a mudança de endereço. A Eletrolar Show irá para um espaço mais amplo no Distrito Anhembi, em São Paulo, e será realizada de 23 a 26 de junho de 2025. Isso ocorre porque o evento passou a ser multisetorial, com mais categorias, como fitness & saúde digital, comunicação e conectividade, mobilidade, móveis e decoração, entre outras. O desempenho da Eletrolar Show no Brasil, também levou os organizadores a lançarem, há 4 anos, uma edição da feira na Argentina, e agora, a partir de 2025, também no México.
 

Tendências deste ano

Produtos mais sustentáveis que economizam água, energia e utilizam matéria-prima reciclada, foram destaques na Eletrolar Show 2024. Ao lado deles, uma variedade de novos jogos, mobiliário e acessórios para games, fritadeiras dos mais diferentes modelos e tamanhos, linhas de áudio com fones cuja bateria resiste a até 50 horas, TVs à prova d’água, climatizadores , aparelhos de ar-condicionado, umidificadores de ar, aquecedores e ventiladores, mobilidade urbana – de bicicleta de alumínio as carro elétrico para crianças e com com design de Fórmula 1 -, linha branca com muitas novidades em fogões, cooktops, geladeiras, máquinas de lavar, e uma infinidade de insumos e componentes.

Desempenho do setor

A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) apresentou na Eletrolar Show 2024 o desempenho do setor de janeiro a junho deste ano. Foram comercializadas mais de 51.500 milhões de unidades de aparelhos eletroeletrônicos no país, diante de 38 milhões no mesmo período do ano passado.

O mercado de tecnologia e duráveis no Brasil mostrou sinais de recuperação após dois anos de declínio acentuado, conforme o estudo da NielsenIQ GfK, apresentado na feira. Os dados mostraram que todas as categorias performaram bem, com crescimento em unidades de 11% no 1º quadrimestre de 2024 ante o período de janeiro a abril de 2023. Segundo o estudo, 36% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais se o produto facilitar suas vidas, 48% consideram o preço como fator mais importante na decisão de compra e 72% preferem esperar até que novas tecnologias sejam comprovadamente eficientes antes de adquiri-las.
 

O desempenho das categorias específicas é notável no período. As vendas de geladeiras aumentaram 22% em unidades, enquanto as máquinas de lavar roupas registraram crescimento de 17%. Além disso, as categorias de ar-condicionado e ventiladores tiveram um impacto significativo devido ao calor, impulsionando ainda mais os resultados do setor.