EDP lança desafio a startups que visem transformar o setor elétrico

Compartilhar

Gerar conexões imediatas e relevantes, desenvolver entregas de valor de forma rápida e co-criar novos negócios para o setor elétrico. É com esse objetivo que a EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, lança o Desafio EDP TransformAção, iniciativa de inovação aberta da companhia. A execução da chamada será feita em parceria com a Liga Ventures, que apoiara no desafio de buscar startups com soluções que possam agregar, promovendo novas formas de pensar e fazer para o setor de energia no Brasil.

No primeiro Desafio EDP TransformAção, a companhia procura empresas relacionadas ou não ao segmento de eletricidade, mas que apresentem propostas que possam auxiliar na Unidade de Distribuição da EDP, com foco majoritariamente no consumidor final. O projeto visa melhorar ainda mais a oferta de soluções e a experiência dos clientes, e por isso vai investir em tecnologias que tragam eficiência, redução de custos e melhorias tanto na operação, como no atendimento, criando um ecossistema de soluções completas e de ponta a ponta.

Entre os temas buscados para o primeiro desafio estão Inovação para Processos Internos; Arrecadação e Inadimplência; Digitalização para Atendimento; Apoio às Equipes de Campo; e Apoio à Infraestrutura. As startups selecionadas terão a oportunidade de realizar um piloto com a sua tecnologia já desenvolvida e validada no mercado, em ambiente controlado para que assim seja validada a aderência do projeto às necessidades da EDP. Ao final, caso o piloto seja bem-sucedido, as startups poderão ser contratadas como parceiras ou fornecedoras da companhia, e ainda serem avaliadas pela EDP Ventures, fundo de investimento da empresa em startups.

“A EDP sempre está buscando soluções inovadoras para continuar liderando a transição energética. O setor de energia vive em constante transformação e por isto queremos conhecer e buscar startups, soluções e tecnologias de qualquer segmento que possam ser aplicadas ao nosso negócio, podem ser soluções que hoje estão no segmento de varejo, banco ou outros, desde que agreguem à cadeia de valor e principalmente no contato com os clientes da distribuição”, diz Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP.