O Natal já não é a data mais lucrativa do e-commerce, tendo perdido a posição para a queridinha dos consumidores e lojistas: a Black Friday, segundo a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. Ainda assim, a época do Bom Velhinho deve continuar a render bons lucros para o comércio virtual. De acordo com levantamento da unidade, calcula-se um aumento de 42% no faturamento deste Natal.
Assim como na Black Friday, que teve alta de 11% no ticket médio, o Natal seguirá a mesma linha, com R$ 280, um aumento de 6,5% em relação ao ano passado. Para Thiago Mazeto, head de experiência do cliente na Tray, a constância desse valor se deve a maneira como os lojistas têm praticado o preço dos produtos.
“Durante a Black Friday, notamos que os lojistas evitaram queimar sua margem de lucro, trabalhando os valores no limite do ganho. A tendência é que essa estratégia se mantenha, com aumento apenas em produtos específicos”, aponta.
Com a Black Friday ganhando cada vez mais notoriedade na agenda dos brasileiros, muitos aproveitam a data para antecipar a compra dos presentes de Natal, garantindo a entrega antes do dia 25. “Desde 2016 percebemos que o Natal deixou de ser a data mais lucrativa para o e-commerce. Com uma ação do tamanho da Black Friday tão próxima, a queda nos pedidos no mês de dezembro é um revés esperado”, finaliza Mazeto.