Dúvidas na reta final da entrega do Imposto de Renda? Veja as principais questões

Compartilhar

A Receita Federal já recebeu mais de 15 milhões de declarações de Imposto de Renda. A expectativa, no entanto, é de receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões em todo o país, um aumento em relação ao ano anterior. Em 2022, foram entregues 36,3 milhões de declarações

O prazo segue até o dia 31 de maio. A projeção em todo o país, é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023, um aumento em relação ao ano anterior. Em 2022, foram entregues 36,3 milhões de declarações

“Infelizmente, o brasileiro tem a cultura de deixar para última hora, mas geralmente os contribuintes deixam para fazer nos últimos 20 dias do prazo. Há muita gente ainda precisando enviar, além dos que querem declarar sem obrigatoriedade. É importante entender para que serve o imposto, uma prestação de contas, para entender se precisa pagar algo ou se tem restituição para receber”, esclareceu o presidente da FENACON, Daniel Coêlho.

Principais dúvidas


Como funciona a Declaração pré-preenchida?


É uma novidade da Receita Federal, mas é preciso estar atento para saber se as informações condizem com a realidade ou se não há duplicidade ou divergência. É preciso ter toda documentação em mãos.

Todas as informações que a Receita Federal tem são informadas por obrigações acessórias. Basta entrar no portal Gov.br e o contribuinte encontrará a declaração pré-preenchida com as informações que a Receita já tem. Será possível incluir ou alterar informações. É uma facilidade, mas lembramos que sempre é bom procurar um profissional especialista no assunto para auxiliar e evitar problemas futuros.

É possível efetuar no celular?

Há três maneiras, tanto pelo portal Gov.br, pelo celular ou via computador, desde que faça download do programa da Receita Federal.

Adulto completou 25 anos em 20 de janeiro de 2022 e está na faculdade. Ainda pode entrar como dependente na declaração completa?


Não pode. A declaração só permite até 24 anos.

Como declarar no IR despesas médicas sendo que parte delas foram reembolsadas pelo convênio?

Sim, é possível. No campo de pagamentos é possível colocar o valor do pagamento total e ao lado a dedução.

Benefícios como adicional de insalubridade, horas extras e adicional noturno devem ser lançados no IR?

Sim, mas essas informações já constam no comprovante de rendimentos da empresa, ou seja, já está contemplado no valor total.

Duas fontes de renda, como emprego formal e aposentadoria, é normal ter imposto a pagar?

Depende dos valores a receber, mas possivelmente, sim. No sistema será preciso lançar os dois rendimentos separadamente, e o programa, automaticamente, calculará o imposto a pagar ou a receber.