Distrito começa hoje a 2ª edição do genAI Brazil Challenge

Compartilhar

Mais de 400 startups foram identificadas para apresentar as soluções de IA generativa capazes de solucionar problemas enfrentados por grandes empresas na primeira edição.

O Distrito, a maior plataforma de tecnologias emergentes da América Latina, começou hoje, dia 09, a 2ª edição do GenAI Brazil Challenge. Um programa era atrair startups para apresentar soluções inovadoras, utilizando inteligência artificial generativa, para resolver os desafios enfrentados por corporações de grande porte.

Mais de 400 startups foram identificadas para apresentar as soluções de IA generativa na primeira edição, realizada entre os dias 10 de julho e 20 de setembro. Ao todo foram 700 soluções foram mapeadas em, aproximadamente, 400 startups, sendo que 100 se inscreveram ativamente para oferecer suas soluções para grandes corporações, incluindo empresas como Grupo Globo, GPA, Cogna, EDP, Vivo, Natura, Bayer, Vitru, Raia Drogasil, Azul Linhas Aéreas e Boston Scientific.

A busca foi direcionada a aplicações de IA generativa em diversas áreas, abrangendo vendas, marketing, logística, indústria 4.0, experiência do cliente, call center, e-commerce, finanças e operações internas. As 10 finalistas de destaque  tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos em um evento de demonstração, cujo objetivo era facilitar a conexão entre as corporações e as startups.

Como foi na primeira edição, os projetos submetidos serão avaliados com base em critérios específicos, como a adequação da solução às necessidades das corporações, a maturidade do produto, os diferenciais da startup, o modelo de negócio, a experiência da equipe e a qualidade da apresentação. 

Gustavo Araújo, CIO e fundador do Distrito, declara que esta iniciativa tem como objetivo impulsionar o mercado de startups e oferecer soluções inovadoras para as grandes empresas do setor. Além disso, o Demo Day dessa segunda edição já está programado para ocorrer em dezembro, quando serão selecionadas as outras dez melhores startups do GenAI Brazil 2. 

Gestão de Desafios: a nova funcionalidade do Distrito

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a colaboração entre startups e grandes empresas, o Distrito introduziu em sua plataforma a funcionalidade de “Gestão de Desafios”. “Essa ferramenta permite que empresas façam a governança do processo de inovação em um só lugar, cadastrando desafios e usando uma inteligência artificial que seleciona 20 soluções para cada desafio em poucos segundos. Com ela, equipes de inovação administram, em um só lugar, todos os projetos da empresa, com visibilidade de histórico de projetos, etapas de criação de desafios abertos com startups, testes e resultados.

Assim, a soma de uma metodologia ágil com uma plataforma de tecnologia emergente, tornam a adoção da inovação corporativa mais fácil, prática e, principalmente, eficiente. “Nosso objetivo é dinamizar o mercado, com profissionais que conseguem gerenciar projetos e buscar soluções para desafios e ou oportunidades de mercado cada vez mais rápido. Portanto, oferecer essa vantagem ao mercado em uma escala maior está alinhado com nossa missão de impulsionar o ecossistema de startups e melhorar o desempenho das grandes empresas”, explica Araújo.