Melhorar a conectividade após um desastre natural, controlar eficientemente as condições de segurança da água ou reduzir o desperdício de alimentos. Estes são alguns dos assuntos abordados no desafio global Call for Code, programa que reuniu meio milhão de desenvolvedores e profissionais de todo o mundo para pensar em soluções tecnológicas criativas para alguns dos problemas mais urgentes do mundo no ano passado, e, em 2023, não será diferente.
As inscrições para a sexta edição do Call for Code já estão abertas e, entre 1 de março e 7 de abril, os inscritos já poderão participar do Challenge Round 1. Neste ano, a competição desafiará desenvolvedores, estudantes universitários e startups a contribuírem com soluções que ajudem a acelerar a sustentabilidade, melhorar a gestão de recursos, reduzir a poluição e proteger a biodiversidade, para promover a inovação e tecnologia em sustentabilidade e desenvolvimento social.
Conheça as três novidades do desafio em 2023:
O desafio global ajuda os participantes a desenvolverem habilidades em tecnologias como inteligência artificial (IA) e nuvem, usando softwares livres, como Red Hat OpenShift, IBM Cloud e o portfólio de AI da IBM, incluindo IBM Watson Assistant.
Além disso, impulsiona o desenvolvimento da região latino-americana e caribenha, que segundo um relatório do CEPAL e PNUMA, representa apenas 15% da superfície terrestre do planeta, e, no entanto, tem a maior diversidade de espécies e eco regiões do mundo, que deve ser considerada como uma prioridade para garantir a sua preservação. Estes desafios são onde a tecnologia poderia contribuir com soluções criativas para o desenvolvimento social.
As inscrições para o Call for Code 2023 estão abertas.